Economia Titulo Promoções
Liquidação traz descontos de até 70% no comércio do Grande ABC

Copa do Mundo em casa e inverno ameno
derrubam em até 50% movimento na região

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
21/07/2014 | 07:05
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Atualizada em 23 de julho, às 08h42

Copa do Mundo no Brasil e inverno ameno, com temperaturas na casa dos 23 graus, geraram efeito negativo no faturamento de lojas de shoppings e de rua no Grande ABC. Se para hotéis, bares e restaurantes as vendas cresceram entre junho e este mês, para o comércio regional, o clima e o evento esportivo ajudaram a reduzir em até 50% o movimento e, consequentemente, a receita dos comerciantes. Por fatores como esses, os estabelecimentos incluíram mais itens na liquidação da temporada, que também começou mais cedo, logo após o término do Mundial (no dia 13), e ampliaram os descontos, que chegam a 70%.

“Como o Dia dos Namorados foi engolido pela Copa do Mundo, resolvemos antecipar as liquidações, já que nos dias de jogos do Brasil nosso movimento chegou a cair 50%”, explica o gerente de marketing do Golden Square Shopping, de São Bernardo, Danilo Senturelle.

Além disso, as temperaturas consideradas altas para a estação também não estimularam o consumidor a ir às compras. “A coleção de inverno chegou em abril. Mas essa é uma coleção muito ingrata, pelo fato de envolver roupas mais pesadas e, no Estado de São Paulo, tudo depender do clima. Se não fizer um frio consistente, as pessoas não compram peças novas, usam as que já têm no armário”, afirma o superintendente do Grand Plaza Shopping, de Santo André, Henrique Carvalho. “Assim, fica mais complicado prever as vendas e, se sobra muito estoque, os lojistas têm que baixar o preço para conseguir vender. Por isso, os descontos chegam a 70%.”

No comércio de rua, em que a margem de lucro costuma ser menor do que nos shoppings, os descontos também são um pouco menores, mas ainda assim, chegam a 50%. “Tem muito lojista reclamando que vendeu muito pouco por causa da Copa e do tempo mais quente. O movimento foi fraco durante o Mundial. As vendas, no geral, caíram em torno de 10%. Agora, com as liquidações, é hora de tentar recuperar o desempenho fraco. Os descontos variam de 30% a 50%”, diz o diretor da Sol (Sociedade Oliveira Lima e Região) Djalma Lima.

Para a gerente de marketing do Atrium Shopping, de Santo André, Elisangela Sato, a liquidação é oportunidade para atrair o consumidor com a desova de estoques e, ao mesmo tempo, é chance de mostrar o preview da nova temporada. Como a coleção de inverno já está nas vitrines há cerca de quatro meses, o consumidor também quer novidades.

SERVIÇO - A liquidação no comércio da região aparece em forma de campanhas dos complexos de compras e também, de modo individual, em cada uma das lojas. A promoção do Lápis Vermelho, do ParkShopping São Caetano, vai até o dia 27. No Atrium e no Grand Plaza, em Santo André, e no Golden Square, em São Bernardo, as promoções seguem até o fim dos estoques.

Já nos shoppings Metrópole e no São Bernardo Plaza, em São Bernardo, e no Shopping ABC, em Santo André, a liquidação institucional terminou ontem. O Praça da Moça, em Diadema, realizará sua campanha Tesoura Maluca até o dia 27 de julho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;