Setecidades Titulo Religião
Diocese andreense completa 60 anos

Missa em comemoração à data foi realizada ontem no Poliesportivo de São Bernardo

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
10/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A Diocese de Santo André comemorou o Jubileu de Diamante, ou seja, 60 anos de existência, com missa de ação de graças na manhã de ontem. A celebração ocorreu no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo e foi comandada pelo bispo diocesano dom Nelson Westrupp.

Atualmente, a diocese é responsável por 98 paróquias (formadas por uma ou mais igrejas em comunhão) e 262 comunidades (reunião de fiéis que está se estruturando para o recebimento do santíssimo sacramento), espalhadas pelas sete cidades. Reúne ainda o trabalho de 60 pastorais do Grande ABC.

Durante a celebração, a história da entidade católica foi relembrada. O animador da missa, padre Tiago Silva, 34 anos, que também é diretor de comunicações da diocese, considerou o momento emocionante. “Fiquei extremamente feliz com a possibilidade de fazer parte da diocese e ser escolhido para animar este evento importante para a história da Igreja Católica na região. Ainda mais porque tenho apenas cinco anos de sacerdócio, foi uma honra.”

Conforme o padre, é importante lembrar da unidade espiritual da diocese. “Todas as paróquias do Grande ABC formam um só corpo na mesma missão.”

A celebração também contou com a presença do arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, do arcebispo metropolitano de Campinas, dom Airton José dos Santos, e do bispo da Diocese de São Miguel Paulista, dom Manuel Parrado Carral.

HISTÓRIA

A Diocese de Santo André foi fundada em 22 de junho de 1954 pelo Papa Pio XII. A criação da instituição foi necessária porque a Arquidiocese do Estado de São Paulo se encontrava sobrecarregada. Somente o Grande ABC contava com 320 mil habitantes e 12 paróquias.

Por meio de campanha dirigida por comissão integrada pelos prefeitos de Santo André, São Bernardo e São Caetano, a instituição foi viabilizada. Também faziam parte os presidentes das Câmaras municipais das três cidades e o Vigário da Paróquia do Carmo, à época, padre José Bibiano.

O mesmo documento que criou a diocese nomeou como seu líder o bispo dom Jorge Marcos de Oliveira, carioca de 38 anos, que tomou posse em setembro de 1954. Ele realizou trabalho pastoral até dezembro de 1975. Ao longo dos 60 anos, lideraram a diocese total de cinco bispos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;