Setecidades Titulo Segurança
Viaturas alugadas reforçam frota da Guarda Civil Municipal de Mauá
Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
05/07/2014 | 12:25
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


 A GCM (Guarda Civil Municipal) de Mauá recebeu, na manhã de ontem, 24 viaturas para reforçar o patrulhamento na cidade. Os veículos são alugados e a manutenção será feita pela empresa vencedora do processo licitatório. A iniciativa despenderá R$ 1,5 milhão por ano aos cofres municipais. Há oito anos a frota não era renovada.

“Hoje não temos condições de comprar os carros, então, entendemos que a locação para a Prefeitura é melhor porque, em eventual colisão ou necessidade de manutenção do veículo, a empresa repõe. Mauá é uma cidade com um grau muito grande de aclividade, por isso, temos problemas com manutenção das viaturas. Testaremos (a medida de locação) por um ano, faremos avaliação financeira e, se for bem sucedida, continuamos”, disse o prefeito Donisete Braga (PT).

Em evento realizado no Centro, foram entregues oito motocicletas, quatro Duster, seis Spacefox e duas Ducatto, sendo uma van e uma base comunitária móvel. Outras duas motos e dois Voyages foram incluídos na entrega, provenientes do convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Justiça, por meio do Programa Crack, É Possível Vencer.

Além da expansão da frota – que contava com apenas quatro veículos – a GCM recebeu 200 espargidores de pimenta e 50 armas não-letais (Spark), com os respectivos coldres (suporte para carregar as armas), em investimento de R$ 200 mil. Foram entregues também novos uniformes.

“A tropa trabalha com incentivo moral e, tendo um bom equipamento, atua com mais determinação”, ressaltou o comandante da GCM, João Carlos Conigero.

A corporação mauaense conta com 220 guardas-civis atualmente. O Executivo pretende abrir concurso neste semestre para ampliar o efetivo. Porém, ainda não há número estimado de vagas, segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz. “Não temos, por enquanto, uma definição concreta do número, mas o nosso empenho é para que seja o maior possível, dentro das condições orçamentárias que permitem a contratação.”

Na solenidade também foram entregues três veículos Spin para os três Conselhos Tutelares da cidade, encaminhados na última quarta-feira pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;