Economia Titulo
FGV planeja incorporar desconto da Sabesp no IPC-S
02/06/2014 | 16:52
Compartilhar notícia


A Fundação Getulio Vargas (FGV) também pretende incorporar no cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) os efeitos do desconto que a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) está concedendo para o consumidor que vem economizando água na capital paulista. A afirmação é do coordenador do indicador de inflação, Paulo Picchetti, que, entretanto, não deu maiores detalhes sobre quando essa medida será efetivada. "A princípio, há uma intenção de incorporar o alívio desse desconto", comentou.

Ao sinalizar essa possibilidade, a FGV se junta à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Fipe já está incorporando o efeito no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) desde maio. O IBGE anunciou na sexta-feira, dia 30 de maio, que mudará o cálculo do item Taxa de Água e Esgoto na apuração da inflação em São Paulo, o que pode reduzir a taxa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês passado.

Com a situação crítica dos reservatórios que abastecem a capital paulista (especialmente o Sistema Cantareira), a Sabesp decidiu, em fevereiro, conceder um desconto de 30% na fatura de água e esgoto para os consumidores abastecidos pelo sistema que economizassem 20% de seu gasto médio mensal. No fim de março, a companhia ampliou o universo de clientes com desconto, concedendo o benefício para clientes de outros sistemas, como o Alto Tietê. No IPC-S de maio, segundo a FGV, o item Taxa de Água e Esgoto Residencial mostrou pouca alteração entre as divulgações do IPC-S de abril para maio. No quarto mês de 2014, o item apresentou variação positiva de 0,20%. No mês seguinte, teve avanço de 0,29%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;