Economia Titulo Estável
Fitch eleva perspectiva do rating da Itália para estável
25/04/2014 | 01:24
Compartilhar notícia


A Fitch Ratings elevou a perspectiva do rating da Itália para estável, de negativa. Ao mesmo tempo, a agência de classificação de risco manteve a nota de longo prazo em moeda local e estrangeira em BBB+.

Em comunicado, a agência explicou que a revisão reflete o fim da recessão na Itália, a significativa melhora nas condições financeiras desde meados de 2012, o fortalecimento dos grandes bancos italianos e o superávit em conta corrente em 2013, o primeiro desde o início da crise financeira.

Para este ano, a Fitch espera que o saldo positivo na conta corrente da Itália aumente, na esteira de uma demanda mais forte por exportações, enquanto as importações permanecerão limitadas pelo enfraquecimento na demanda doméstica.

Mesmo assim, a Fitch lembrou que os indicadores de inflação e no mercado de trabalho reforçam a fragilidade da economia. O desemprego subiu para 13% em fevereiro e a inflação anualizada desacelerou para 0,3% em março.

A agência de classificação de risco também lembrou que a economia italiana contraiu 4,1% desde meados de 2011, em uma das piores posições entre os membros da zona do euro. O desempenho médio do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos cinco anos é de -1,5%, contra uma média de +3,2% dos países avaliados em BBB. A dívida externa líquida, aos 56% do PIB no fim de 2013, também destoa dos pares, cuja média é de 9%.

A Fitch explicou que o rating é sustentado por uma economia diversificada, rica, de alto valor agregado e com níveis moderados de inadimplência no setor privado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;