Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Faltam ambulâncias para atender Jd.Caçula

Executivo diz que já estuda a viabilidade de viatura fixa para a unidade de Saúde localizada no bairro

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
24/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Moradores do Jardim Caçula, bairro da periferia de Ribeirão Pires, enfrentam dificuldades em situações de emergência. A única USF (Unidade de Saúde da Família) local não conta com ambulância para o transporte de pacientes.

Segundo a Prefeitura, o serviço prestado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tem regulação regional e define, de acordo com cada caso, se a ambulância parte da base, em Mauá, ou se é enviado veículo que fica na Central de Ambulâncias de Ribeirão Pires, localizada ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia, a 11 quilômetros de distância da unidade de Saúde do Jardim Caçula.

“Precisamos muito de uma ambulância aqui, pois esse bairro é muito afastado. Às vezes, em uma situação de emergência, temos que pegar o carro e correr para levar o paciente até o hospital, no Centro. Tenho pressão alta e, se precisar de atendimento rápido, até chegar uma ambulância para me socorrer, já não vai adiantar mais”, reclamou o aposentado Paulo de Souza, 58 anos.

O Executivo municipal informou que estuda a viabilidade de disponibilizar ambulância fixa para a USF do bairro e também para outras unidades do município, de acordo com a demanda de cada região. Atualmente, nenhuma USF possui o veículo.

Por dia são atendidas, em média, 150 pessoas na unidade do Jardim Caçula, incluindo consultas, vacinas, procedimentos, entre outros. A equipe de atendimento é composta por dois médicos generalistas, um ginecologista, um pediatra, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, três recepcionistas, um auxiliar de serviços gerais, um coordenador e seis agentes comunitários de Saúde.

Em 2012, a Prefeitura iniciou processo de requalificação da unidade, com investimento do governo federal. As melhorias – pintura e pequenos reparos – foram finalizadas no início de 2013.

No sábado, o Jardim Caçula receberá a ação social Diário do Grande ABC nos Bairros. Das 9h às 16h, na Escola Estadual Di Cavalcanti (Estrada do Caçula, 100), a população poderá usufruir, gratuitamente, de diversos serviços, entre os quais, na área da Saúde, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação odontológica. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;