Setecidades Titulo Saúde
São Bernardo e Mauá recebem profissionais do Mais Médicos

UBSs da região ganham mais 50 generalistas por meio do programa do governo federal

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
24/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Dos 87 médicos solicitados por seis cidades da região ao governo federal por meio do Programa Mais Médicos, 50 chegaram ao Grande ABC entre quinta-feira e ontem. Os profissionais atuarão em Mauá, que recebeu 25 médicos na quinta-feira e deve ganhar mais dois até o fim desta semana, em Santo André, que ganhou na segunda-feira oito generalistas, e em São Bernardo, que recepcionou ontem 15 médicos do programa.

Em todo o Estado, 1.279 profissionais foram destinados aos 287 municípios participantes da ação e vão atender a 7,2 milhões de pessoas, segundo estimativa do Ministério da Saúde.

Antes de começar a atender a população, os médicos recém-chegados aos municípios passarão por período de integração para conhecer o sistema municipal de Saúde, com foco nas estratégias do Programa Saúde da Família. De acordo com os critérios de avaliação de cobertura do ministério, cada equipe do programa tem de ser referência para grupo de até 4.000 pessoas. Os profissionais atuarão em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em áreas carentes afastadas das regiões centrais.

Com a chegada dos 15 médicos, São Bernardo passa a contar com 35 profissionais, o que irá beneficiar cerca de 140 mil moradores. Mauá tem agora 44 médicos atuando na rede de Saúde, e Santo André, 22.

Ribeirão Pires, que tem sete profissionais, ainda aguarda 13 médicos, sendo que seis estão previstos para chegar até o fim deste mês, segundo a administração municipal. Já Diadema, que conta com um profissional, aguarda outros cinco, sem previsão de data.

Rio Grande da Serra tem dez médicos do programa e não pretende solicitar outros. São Caetano não aderiu ao Mais Médicos.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;