Cultura & Lazer Titulo Cartum
Humor no debate sobre direitos humanos

Ilustrador Seri, do Diário, é premiado em
salão de humor em Maróstica, na Itália

Por Gustavo Cipriano
24/04/2014 | 07:04
Compartilhar notícia
Andrea Iseki/DGABC


Sempre fui fascinado pelo poder que o cartunista tem de fazer piada com um assunto sério”. É dessa maneira que Sérgio Ribeiro Lemos, 51 anos, o Seri, fala da sua paixão pelos cartuns. O ilustrador do Diário desenha há cerca de 25 anos e já recebeu diversos prêmios pelo seu trabalho. 

Um deles acaba de sair: ele é um dos ganhadores do 46th International Graphic Humour Exhibition Umoristi a Marostica, realizado na Itália.

O evento elege as melhores ilustrações entre diversos artistas. São escolhidos cinco italianos e cinco ilustradores de outros países. Seri é o único de fora da Europa a aparecer na lista dos premiados. “Estou muito feliz. Sinto que tive um pouco de sorte, mas a dedicação e o trabalho fizeram a diferença”, declara o cartunista.

A obra vencedora do cartunista traz o debate sobre direitos humanos para a exposição. Seus traços retratam uma mulher nua sendo enforcada com a própria burca. “A peça é algo que sempre dá vazão a ideias, com o manto encobrindo a mulher e só os olhos aparecendo”, diz.

A ilustração foi escolhida entre 330 inscritas no projeto. Junto com as outras selecionadas, ela ficará à mostra em Maróstica, cidade-irmã de São Bernardo, localizada na região do Vêneto.

A entrega do prêmio acontece no dia 10 de maio. O desenhista do Diario, porém, não irá comparecer. O troféu deve ser enviado para ele pelo Correio.

Esse, aliás, não é a primeira premiação do paulista neste ano. Seri já levou para casa homenagens em Paraguaçu Paulista e no Irã.

Nos dois casos, o ilustrador concorreu com um cartum que produziu sobre a complexidade do trânsito. Na imagem, há um cubo mágico, com carros desenhados em cada peça. “A intenção foi fazer uma analogia dizendo que o trânsito é um caso tecnicamente sem solução”, comenta Seri.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;