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Jeep Grand Cherokee: tudo nele é no superlativo

Da autonomia à ousadia no design, Jeep Grand
Cherokee a diesel é monumental de ponta a ponta

Lukas Kenji
Enviado a Campos do Jordão (SP)
23/04/2014 | 17:06
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Divulgação


Se você achou o novo Grand Cherokee meio esquisitão, temos algo em comum. A Jeep abusou nas medidas frontais do carro – ênfase para a entrada de ar e sua enorme boca. Mas foi justamente a ousadia da marca que permitiu conceber um motor 3.0 V6 de 241 cv capaz de rodar até 1.443 quilômetros com apenas um tanque. Este, com 93,1 litros. 

A versão Limited Diesel (R$ 239,9 mil) de propulsão turbinada chega para ocupar o topo da linha do utilitário esportivo que já era vendido desde janeiro em duas configurações com o bloco Pentastar V6 3.6 a gasolina (Laredo por R$ 185,9 mil e Limited, de R$ 219,9 mil).

Segundo a Jeep, o grande reponsável pela enorme autonomia e consumo médio 10% superior em relação à geração passada (15,4 km/l em ciclo rodoviário) é a nova transmissão automática de oito velocidades. Durante os 80 quilômetros de test-drive, na região de Campos do Jordão (interior de São Paulo) foi possível perceber que as trocas de relações têm retomadas rápidas. Em marchas mais altas, o grandalhão consegue trabalhar com bom torque em rotações médias de 1.500 giros.

O inédito sistema Eco Mode, que prioriza escalonamento de marcha mais elevada para reduzir a rotação do motor – limitada eletronicamente a 4.600 rpm –, é outro aliado à economia do brutamontes de 2.393 kg (peso em ordem de marcha). É possível desativar o sistema por meio de um botão no painel, caso o condutor necessite de maior desempenho.

Quem o dirige também pode gerenciar a tração do veículo de acordo com o terreno. Há cinco modos de guiar: Sand (areia), Mud (lama), Snow (neve), Rock (pedra), além do automático, que se adequa a qualquer condição. 

Gerenciada por sensores, a caixa de transferência de duas velocidades consegue reconhecer a falta de aderência de alguma roda e contornar a situação o mais breve possível. Se uma roda escorregar, até 100% do torque pode ser transferido para o eixo com mais tração.

No interior, destaque para o isolamento acústico, que não permite a invasão do ronco do V6 dentro da cabine. 

Entre os itens tecnológicos, além de um painel de instrumentos que permite mais de 100 configurações diferentes, ponto para a central multimídia com tela sensível ao toque que gerencia GPS, rádio e para o sistema de entretenimento traseiro, localizado no encosto dos bancos dianteiros. O equipamento possui leitor de Blu-ray e tela de alta definição com 9”. 

Segundo a Jeep, foram implementados ainda 50 itens de segurança no Grand Cherokee. Como exemplos pode-se citar os sete air bags, auxiliar de aclives, ESC (controle de estabilidade) e duplo farol de xenon adaptivo.




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