Setecidades Titulo Dia da Terra
Mauá celebra data com plantio de árvores

Crianças de escola municipal aprenderão importância do meio ambiente em aula prática

Renata Rocha
Especial para o Diário
23/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Para comemorar o Dia Mundial da Terra, alunos da Escola Municipal Professora Neuma Maria da Silva, em Mauá, realizaram ontem plantio de muda no entorno da instituição de ensino. A ação, que se estenderá até o dia 8 de maio, é fruto de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação. A ideia é trazer consciência ambiental às crianças e à comunidade.

Orientações sobre a importância de preservar as árvores, como cuidar do meio ambiente e do lugar onde se vive, são transmitidas aos pequenos. “A ideia é criar identidade ambiental e envolver os alunos, professores e a comunidade que usa a escola. É importante ensinar desde cedo a importância da preservação ambiental”, explica a bióloga Giuliana Gomes Borges, que orienta as turmas na hora do plantio.

Até o dia 8 de maio, cada turma plantará uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica, entre elas ipê, pitanga, quaresmeira e araçá. Cada árvore terá uma placa que mostra quem é a turma e o nome da árvore. A ideia é fazer com que as crianças visitem e cuidem da árvore da sala, trazendo um sentido de responsabilidade a cada uma.

“A gente escolheu esse local porque a região e a escola são pouco arborizadas. Primeiro temos uma conversa sobre ecologia e tentamos entender o que os alunos sabem sobre o assunto. Depois mostramos a eles a importância de pequenas ações e o resultados delas para o dia a dia”, disse a diretora de Educação Ambiental Larissa Kelly Ribeiro da Cruz.

Crianças desde o berçário ao 1º ano do Ensino Fundamental vão participar do plantio. Ontem alunos de 5 anos ajudaram a plantar e regar uma muda de quaresmeira. “Acho fundamental essa atividade com as crianças. Até tentamos explicar para eles como planta e a importância de uma árvore. Mas não é a mesma coisa que fazer essa aula prática. Quando eu disse o que faríamos todos ficaram empolgados. Assim, eles aprendem mais”, garantiu a professora Luciane de Fátima Silva.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;