Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quanto tempo leva para a galinha chocar o ovo?

Além da ave, máquinas dão as condições necessárias para o crescimento do filhote

Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
20/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O ovo demora de 25 a 26 horas (pouquinho mais de um dia) para se formar dentro do organismo da galinha. E pouco depois de ser botado, outro já começou a se originar.

Assim que é expelido (colocado para fora do corpo), passa a ser chocado. Durante 21 dias, fica no ninho, embaixo das penas quentes da fêmea, até o pintinho se desenvolver, quebrar a casca e nascer.

Mas não são apenas as galinhas que podem fazer esse trabalho. Em empresas, os ovos são colocados em máquinas chamadas chocadeiras ou incubadoras. Esses equipamentos fazem o mesmo trabalho que a ave, fornecendo condições adequadas – como calor e umidade – para o desenvolvimento do filhote. Além disso, viram os ovos com frequência para que o embrião não fique colado na parte de dentro da casca.

As incubadoras são usadas para aumentar a produção das empresas. Enquanto uma galinha consegue chocar até 12 ovos por vez, as máquinas industriais têm capacidade de cuidar de até 150 mil.

Com boa higiene e alimentação, a galinha caipira (criada em sítios e fazendas) pode viver por quatro anos. O período produtivo dela (época em que se reproduz) varia entre dois anos e dois anos e meio. Nesse tempo, bota até 150 ovos. Já a galinha de granja (criada só para produzir ovos) gera até 480 no mesmo período.

A galinha é ovípara, assim como outros animais que têm filhotes por meio de ovos. Entretanto, nem todos viram pintinhos. É necessário que exista a fecundação pelo galo, ou seja, a fêmea precisa receber o espermatozoide (célula reprodutora) do macho. Se isso não ocorrer, o ovo terá só gema e clara, como o vendido no mercado.

Pintinho se desenvolve com rapidez

A casca é a principal proteção do pintinho durante os 21 dias em que se desenvolve dentro do ovo. Neste período, o filhote alimenta-se de nutrientes que existem lá. A gema e a clara são ricas em proteínas, vitaminas, minerais e gordura.

O crescimento é bastante rápido. No quarto dia, por exemplo, o coração já bate. No sexto, o bico começa a ser formado. No oitavo, inicia-se o surgimento das penas. No nono dia, tem a aparência de pintinho.

Nas incubadoras artificiais, os ovos são aquecidos em duas etapas, nas quais a temperatura varia de 37,2°C a 37,8°C. Assim que estiver formado e pronto para sair, o filhote quebra a casca usando o bico.

A fêmea torna-se adulta quando começa a botar ovos, ao atingir 24 semanas (seis meses), no caso da galinha caipira, e 18 semanas (quase cinco meses), para a de granja. No caso do macho, isso ocorre quase na mesma época, quando sua crista está bem desenvolvida. Ele também passa a demonstrar interesse por acasalar e a cantar ao amanhecer.

Saiba mais

Existem ovos de casca branca, marrom e até verde, azul e amarela. As diferentes cores são resultado das características genéticas de cada espécie.

Gabrielle Jesuíno Ribas, 10 anos, de Santo André, tem dúvidas quanto ao nascimento do pintinho. Para ela, o filhote que está dentro do ovo precisa ser chocado pela galinha durante meses. “Deve ser igual a gente, que demora para sair da barriga da mãe.” O mundo animal chama a atenção e desperta o interesse da menina. “Cada bicho é de uma maneira. É legal quando descobrimos as diferenças entre eles.”

Consultoria de José Roberto Bottura, diretor técnico da Associação Paulista de Avicultura, e Jacir José Albino, técnico da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;