Política Titulo Mauá
Donisete tira férias e Suares assume Prefeitura de Mauá

Chefe do Executivo se ausenta por uma semana; antes ele deve trocar a chefia da Pasta de Habitação

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
17/04/2014 | 07:18
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), sairá de férias entre os dias 21 e 29 e deixará o comando da cidade nas mãos do presidente da Câmara, Paulo Suares (PT). Antes de se ausentar do Paço, o petista deve efetuar trocar na Secretaria de Habitação, com a substituição de Marcos Panini pelo vereador Luiz Alfredo dos Santos Simão (PSB).

Donisete informou que irá viajar para Jerusalém, em Israel, em caravana da Igreja Católica para visitar o Muro das Lamentações na companhia de sua mãe. “Larguei a Assembleia (mandato de deputado estadual) em 2012 para assumir a Prefeitura em janeiro de 2013 e não tirei férias. Vou aproveitar para rezar pelas pessoas que conheço e pelas que me conhecem”, brincou. Na semana passada, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, esteve em Israel para buscar investidores no setor de Defesa.

Suares chefiará a Prefeitura em decorrência da renúncia de Hélcio Silva (PT) ao cargo de vice-prefeito para assumir mandato de deputado federal. Osvanir Carlos Stella, o Ivan (PSB), ficará à frente do Legislativo durante o período e o secretário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes (PT), será convocado para a vaga de Suares – Rômulo é segundo suplente da coligação PT-PSB. “A única missão que deixo para o Paulo Suares é que ele cuide bem do nosso G-23”, brincou Donisete, em relação aos 23 vereadores da cidade. Mas Mauá hoje conta com 22 parlamentares, já que Ivann Gomes, o Batoré (PP), foi afastado por determinação da Justiça enquanto responde por processo de improbidade.

Nos bastidores, especulava-se que a mudança na Secretaria de Habitação aconteceria apenas após a volta de Donisete. “Quem sabe amanhã (hoje)?”, disse o prefeito, possibilitando a antecipação da provável nomeação de Simão.

A alteração no secretariado envolve complexa arquitetura política do governo para retomar controle na Câmara e para manutenção de acordo no diretório municipal do PT.

Com a ida de Simão ao primeiro escalão, o prefeito teria garantia de contar com nome de sua extrema confiança na Câmara. Rômulo engrossaria a bancada governista para evitar triunfo do G-11 – bloco independente – na disputa pela presidência do Legislativo. O grupo tem duelado com o Paço e ameaçado impor derrota ao governo na eleição interna da Casa. O nome defendido pela ala é o de Edgard Grecco (Pros) para suceder Suares.

Além disso, Rômulo ficaria livre para resolver impasse no comando do PT de Mauá, que está sem presidente há cerca de um mês após morte de Sônia Rodrigues, vítima de parada cardíaca. Sem ocupar cargo no governo, o petista não teria impedimento para assumir a presidência do partido. A formação do comando da sigla foi acordo entre os principais grupos, por isso a vaga deixada por Sônia será indicada pelo prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;