Cultura & Lazer Titulo Exposição
Trabalho de profissionais
do Diário é destaque

Seleção feita pela Arfoc para a FotoRetrospectiva
de 2013 pode ser vista a partir de hoje na Capital

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
16/04/2014 | 07:05
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


São Paulo abre espaço a partir de hoje, no saguão do Conjunto Nacional, para reunião de diversos cliques feitos por repórteres fotográficos.

As 80 imagens, registradas ao longo de 2013, foram selecionadas de um total de 300 e fazem parte da Exposição FotoRetrospectiva 2013, organizada pela Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo) e pela Canon do Brasil.

Entre os profissionais que tiveram seus trabalhos selecionados, três deles são do Diário. Com 25 anos de estrada, Orlando Filho emplacou imagem feita durante reintegração de posse na favela da Divineia, em São Bernardo. “Mandei três fotos para o concurso. Me inscrevi na última hora, nem estava esperando muito. Esta exposição é muito concorrida e é muito gratificante ter meu trabalho nela”, diz o fotógrafo.

Repórter fotográfico há 17 anos, Claudinei Plaza apostou em imagem da Copa das Confederações, realizada no Brasil, no ano passado. Feita a partir da arquibancada, sua foto retrata momento do gol de Neymar, em jogo do Brasil contra a Espanha no Estádio do Maracanã.

“Quando vi esse lance percebi que seria uma baita imagem. Tem de ter sangue frio para não cair na emoção de uma final de campeonato e manter o profissionalismo”, afirma Plaza, que é fã de futebol.

Confiante, ele conta que quando soube da exposição acreditou que o trabalho emplacaria. “Já participei outras vezes deste evento. É uma vitrine ter uma imagem lá. Passa muita gente, milhares de pessoas verão meu trabalho”, comenta.

Repórter fotográfico há 14 anos, Ricardo Trida também apostou em trabalho realizado na Copa das Confederações, no mesmo jogo em que estava o parceiro Plaza. Sua imagem, feita do campo, capta momento em que Neymar já comemora vitória.

Trida conta que quis mostrar a disputa de espaço entre os profissionais da mídia para registrar aquele momento e, ao mesmo tempo, a festa com o jogador. “A gente tenta fazer o melhor enquadramento possível. É gratificante ter um resultado satisfatório”, diz.

Na 12ª edição, a exposição traz fotografias de temas diversos, como esporte, manifestações e tragédias. Todos os trabalhos foram ampliados no tamanho 56 x 76 cm. A mostra, que tem entrada gratuita, segue até dia 10.

Exposição FotoRetrospectiva 2013Exposição. A partir de hoje, até dia 10. Segunda a sexta, das 7h às 22h; domingo e feriado, das 10h às 22h. No Conjunto Nacional (saguão) – Avenida Paulista, 2.073. São Paulo. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;