Palavra do Leitor Titulo Artigo
Quaresma: deixe-se conduzir pelo Espírito Santo
Renan Felix
bacharel em História, missionário e diácono da Comunicação de Canção Nova
13/04/2014 | 15:43
Compartilhar notícia


 A Quaresma é caminho que se estende por 40 dias e nos conduz à alegria da Páscoa do Senhor, à vitória da vida sobre a morte. É tempo de conversão, propício para mudarmos a rota do nosso coração, saindo do nosso egoísmo, que nos fecha em nós mesmos, e seguindo em direção ao amor de Deus e aos nossos irmãos.

Assim como Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, esse tempo litúrgico quer nos colocar em atitude de revisão de vida onde, por meio da oração, do jejum e do exercício da caridade, nós nos tornaremos sensíveis ao apelo deste mesmo Espírito que quer nos levar ao deserto para nos falar ao coração.

A oração deve nos lançar em Deus, no Seu amor incondicional por cada um de nós. Ele nos ama como somos, mas não quer nos deixar como estamos, quer nos fazer melhores, mais livres, mais felizes. Contudo, só com coração orante, em diálogo constante com o grande Amigo, seremos capazes de escutar Sua voz e acolher Sua vontade.

A prática do jejum quer nos devolver o equilíbrio. Muitas vezes, com a correria de nossas vidas, os desequilíbrios vão nos tomando ao ponto de não controlarmos mais nada e vivermos a partir dos nossos desejos e impulsos mais instintivos. Os santos padres da Igreja já ensinavam que quem não consegue controlar a boca, não controla mais nada em sua vida. O jejum é a arma eficaz para dizer às nossas vontades mais primitivas que elas possuem lugar em nossa vida e não o controle dela.

O exercício da caridade nos faz lembrar que, para além de nós, de nossas vidas, dos nossos problemas, existem os irmãos, as suas vidas e as suas necessidades. Numa sociedade individualista, o exercício da caridade nos faz ir além de nós mesmos, superando as nossas diferenças e indo ao encontro do outro não só para dar a ele algo material, mas antes de tudo para dar algo de nós mesmos, de nossas vidas, dos nossos corações.

Se nos dedicarmos a viver as práticas quaresmais de forma coerente, assídua e concreta poderemos – ao fim deste tempo – celebrar a Páscoa do Senhor de maneira totalmente renovada. Dê mais tempo do seu dia para Deus, mesmo que seja pouco, ao invés de somente deixar de comer coisas, como aquelas de que você não gosta tanto ou de somente dar esmola aos pobres. Faça diferente, dê de você a eles. Acrescente em sua vida o perdão, o amor, a solidariedade, a paciência e tantas outras virtudes. 

Deixe-se conduzir pelo Espírito Santo e viva a sua Quaresma de modo novo, para que na Páscoa, ao cantar ‘aleluia’, você possa ser verdadeiramente homem novo, mulher nova.

Plavra do Leitor

Insegurança

São Caetano está abandonada pelo poder público. A última boa notícia sobre melhoria de Segurança ocorreu em 30 de agosto de 2010, quando este Diário divulgou que a GCM (Guarda Civil Municipal) ganharia nova base e novas viaturas (Setecidades). As notícias atuais são de viaturas distribuídas para outras cidades da região, menos para São Caetano. E, ainda, diminuição do efetivo policial na cidade. O prefeito está esperando o quê para trabalhar pelo município?

João Gilberto Lúcio

São Caetano

 

Resposta 

 Em resposta à manifestação do leitor Dário Gabriel Moreira da Silva (NET, dia 7), a NET informa que está em contato com o cliente para finalização do caso. A empresa permanece à disposição.

NET

CPI

 Acompanhando o desenrolar da CPI da Petrobras e seus escândalos financeiros, observo o quanto são podres nossos políticos e partidos. Eles não estão interessados no País, na coisa correta, na honestidade. Cada um deles está querendo ou esconder os fatos reais ou então levar vantagens financeiras. Como estão querendo mexer com coisas podres do PT, colocam junto CPI do Metrô, que é liderada por outros partidos. Querem melar tudo para calar a voz da verdade. O povo não participa de nenhuma decisão importante, não consegue trabalho, escola, médicos. Só consegue Bolsa Família, paliativo viciante que nada resolve. O povo quer dignidade e trabalho, não migalhas. Quem vive com migalhas é pombo. Acorda, povo brasileiro!

Ivanir de Lima

 São Bernardo

Sabesp

 Comunico a minha indignação com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), pois após a troca dos relógios em todas as casas no Jardim Laura, em São Bernardo, as contas de água estão com valores absurdos. De R$ 98, subiram mais de R$ 230, mas o serviço da empresa está cada vez pior. Além disso, há buracos em todas as vias, muitos deles de água potável. Além de pagar taxa de esgoto e não ter esgoto, ainda pagamos para sujar a represa. 

Mancha Gomes

São Bernardo

Falei das flores

 Carta nesta coluna sugeria à Prefeitura de Santo André que utilizasse as águas do Parque Guaraciaba para limpeza de imóveis públicos, lavagem de ruas após as feiras livres e para aguar os canteiros centrais da Avenida Perimetral, pois as plantas estavam secando (Guaraciaba, dia 11 de fevereiro). O Paço não tomou providências e retirou todas as flores que morreram. Agora e com a verba gasta, se não cuidarem neste inverno morrerão novamente, o que é uma pena.

Osvaldo Praxedes

Santo André

Conversa vencida

 Quando se vê declaração ou falas que exalam ‘xaveco vencido’, chegando ao odor fétido e malandro, conclui-se angustiosamente o quão nosso País está mapeado numa gigante mesa de imobiliária! Luiz Inácio Lula da Silva nega o inegável e, incompreensivelmente, ninguém o contradiz, especulando-o com profundidade. É escárnio perceber que tudo o que fazem, a cada segundo, só vem à baila por meio da imprensa, como se todos os políticos do Brasil fossem ingênuos ‘chapeuzinhos vermelhos’, sem ver tantos lobos maus! Tudo que toca, apodrece! Fica impossível entender onde Lula busca apoio que o credencie em retidão política. O que será? O universo inventa tudo e Lula é o anjo Gabriel. É ele que chamam de líder no Brasil? É o melhor que podemos ter?

Paulo Rogério Bolas

 Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;