Memória Titulo Memória
Primeiro de Maio inscreve seus craques na Lems

Seguimos com os registros dos jogadores inscritos na Lems

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Seguimos com os registros dos jogadores inscritos na Lems (Liga Esportiva Municipal São-Bernardense) em 1933, do livro original guardado pelo esportista Nelson Cerchiari.

Vejam que saltamos um número, o 32. É que ali aparece, em meio aos jogadores do Primeiro de Maio FC, José das Dores, do Clube Atlético Rhodia.

Seguem, então, os nomes dos primeiros jogadores inscritos do Primeiro de Maio, que no nosso livro do clube batizamos de ‘Os Flechas Verdes’ – para lembrar os juvenis que eram assim chamados pela imprensa de então.

29 – João Palazzi

30 – Pedro Victorio De Nadai

31 – Avelino dos Santos Correa

33 - Francisco Zanei

34 – Renato Theobaldo

35 – Paulo Gardesani

BALISTINHA – Para ilustrar a abertura da página, outra foto descoberta por Paschoalino Assumpção. É a equipe principal do Primeiro de Maio em 1929 ou 1930, do acervo de Mário Granziera, que escreve: “Meu intuito principal é contribuir para que Santo André resgate uma enorme dívida que há muitos anos tem com um dos seus mais queridos filhos, João Balista, o Balistinha. Tenho certeza que ele proporcionou aos andreenses, sem quaisquer interesses, muitíssimo mais que inúmeros políticos ou outras pessoas”.

O recado de Granziera é de 1990. Uma linda carta, localizada no acervo do Paschoalino Assumpção e que, pela sua importância, será devidamente registrada proximamente aqui em Memória.

AUDAX – Santo André teve um belo time com esse nome. Seus jogadores desfilarão em Memória na edição de amanhã, graças ao livro do nosso colaborador, Nelson Cerchiari.

Música em BH

Depoimento: Seraphim Moura de Oliveira Lana

Betinho, Silvinho, Vinicius Caldeira Brant. Alguns dos nomes do nosso grupo de jovens estudantes em Belo Horizonte.

Brant fundaria, em 1969, o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), com um grupo de outros professores, em sua maioria afastados das universidades pelo regime militar.

Betinho tocava violão, o Brant violino e eu piano. O nosso desejo era criar um conjunto. Depois o Silvinho criou com a nossa turma do conservatório um trio para assoviar Bach – as fugas de Johan Sebastião Bach.

SANTOS DO DIA

- Gandolfo de Binasco

- Irene. Havia escondido grande parte dos livros cristãos em sua casa. Depois fugiu para as montanhas com as irmãs Ágape e Quilônia. As três sofreram o martírio por volta do ano 304, durante a perseguição de Diocleciano.

- Ricardo de Chichester. Professor e reitor da Universidade de Oxford. Ordenado sacerdote aos 46 anos. Aos 47, é feito bispo de Chichester. Faleceu aos 56 anos, na Inglaterra. Era 1253.

- Sisto I

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 3 de abril de 1984 – ano 26, nº 5485

Primeira Página – Corrosão ameaça Paço de Santo André.

Futebol – Domingo, em Campo Grande: Operário 0, Santo André 2. Classificava-se, o Ramalhão, para a terceira fase da Copa Brasil: “classificação na raça”, vibrou o Diário.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Aniversariam hoje: Águas de Santa Bárbara, Cerquilho, Jacareí, Planalto e Reginópolis.

A Vila de Nossa Senhora da Conceição da Paraíba do Jacareí foi elevada a município pela lei provincial número 17, de 1849, passando a se chamar apenas Jacareí.

EM 3 DE ABRIL DE...

1964 – Policiais do Dops e soldados da Força Pública fazem diligências nas sedes dos sindicatos dos trabalhadores de São Caetano, com detenção de lideranças.

1974 – Engenheiro Ângelo Raphael Pellegrino recebe o título de Patriarca da Autonomia de São Caetano, outorgada pela Câmara.

A propósito do 3 de abril

Texto: Mario Porfírio Rodrigues (*)

Fui informado por um amigo que nesta quinta-feira, dia 3, será realizado um ato solene, ou sessão solene, para comemorar o 65º aniversário da instalação dos poderes Legislativo e Executivo de São Caetano.

Seria realmente muito justa essa comemoração, pois foi em 3-4-1949 que tomaram posse o primeiro presidente da Câmara, Acácio Novaes, e o primeiro prefeito, Angelo Rafael Pellegrino.

Duvidei da informação e por isso me dirijo ao presidente do Legislativo. Gostaria da sua confirmação. Não julgo possível realizar-se uma solenidade tão importante como essa sem um convite aos líderes autonomistas.

Sem o movimento de 24-10-1948, esses cargos não existiriam e estaríamos ainda sob o jugo de Santo André. E os líderes autonomistas, responsáveis pela criação do nosso querido município de São Caetano, não receberam, até hoje,  nenhum convite para solenidade como essa.
  
(*) Em mensagem enviada ao presidente da Câmara de São Caetano, Sidnei Bezerra da Silva.

Nota do Cerimonial da Câmara de São Caetano – É certo que este Legislativo sempre enalteceu as figuras dos líderes autonomistas da nossa cidade. Não sabemos ao certo o que aconteceu. Encaminhamos todos os convites pelo correio, mas alguns foram extraviados, inclusive o de alguns homenageados.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

HISTÓRIA PRESERVADA

A família Cerchiari, ao chegar da Itália, instalou-se no Núcleo Colonial de São Bernardo, nos primórdios das linhas coloniais locais (século 19). Não demorou muito para que a família também criasse raízes em Santo André. Este jazigo dos Cerchiari fica no Cemitério-Museu de Vila Euclides.

João Paulo de Oliveira

SANTO ANDRÉ

José Cristino, 94. Natural de Andrelandia (MG). Dia 28. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Emilia Pizzico Ros Martins, 93. Natural de Colina (SP). Dia 30. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Rosalvo Fagundes da Silva, 82. Natural de Mata Grande (AL). Dia 29. Memorial Jardim Santo André.

SÃO BERNARDO

Maria Rodrigues Almendro, 87. Natural de Calina (SP). Dia 24. Cemitério de Vila Euclides.

Lahir Rabello, 73. Natural de Penápolis (SP). Dia 31. Cemitério da Paulicéia.

SÃO CAETANO

Antonia Tenório de Araújo, 92. Natural de Bom Conselho (PE). Dia 25. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Alice Rachid Terzi, 90. Natural de Santo André. Dia 24. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Elizabeth Joanna Estephan, 81. Natural de Santo André. Dia 31. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

DIADEMA

Alcides Rufo Costa, 88. Natural de São João Evangelista (MG). Dia 27. Cemitério Municipal.

João Alves da Silva, 80. Natural de Guaraciaba (MG). Dia 30. Cemitério Vila Formosa 2, Capital.

MAUÁ

Edith Moura Ramos, 87. Natural de Morro Agudo (SP). Dia 31. Vale dos Pinheirais.

Benedito Armelin, 79. Natural de Albertina (MG). Dia 28. Cemitério da Saudade, Vila Vitória.

RIBEIRÃO PIRES

Yolanda de Palatis Baldi, 93. Natural de Ribeirão Pires. Dia 25. Cemitério São José.

Haydee dos Santos Savietto, 83. Natural de Ribeirão Pires. Dia 23. Cemitério São José.

RIO GRANDE DA SERRA

José Raimundo de Assis, 60. Natural de Coimbra (MG). Dia 1º. Cemitério São Sebastião.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;