Setecidades Titulo Mulheres de Peito
Carreta itinerante realiza média de 46 mamografias por dia na região

Equipamento fica na região até dia 20; 16 mulheres foram encaminhadas com suspeita de câncer

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
27/03/2014 | 07:01
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Em pouco mais de 50 dias, a carreta itinerante do programa Mulheres de Peito, do governo do Estado, atendeu 2.332 mulheres da região com exames gratuitos de mamografia. O equipamento passou 30 dias em Diadema e está em Santo André desde 17 de fevereiro, onde permanecerá até dia 20.

De acordo com balanço fornecido pela Secretaria Estadual da Saúde, foram contabilizados cerca de 46 atendimentos por dia. Do total de mulheres que fizeram o exame, 66 foram submetidas à ultrassonografia e dez precisaram passar por biópsia. Outras 16 pacientes foram encaminhadas ao Hospital Estadual Mário Covas com suspeita de câncer de mama, tipo da doença de maior incidência entre o sexo feminino.

O serviço gratuito é oportunidade para mulheres colocarem a saúde em dia sem ter de esperar longos períodos para passar pelo exame, ressalta a dona de casa Isabel Dantas Machado da Cruz, 55 anos. “Chega a demorar até seis meses até conseguir agendar e fazer o exame. Agora, é só levar o resultado para o médico”, diz.

Assim como a moradora do Jardim Santo Alberto, a costureira desempregada Dionésia Maria Alencar, 51, teve curiosidade sobre o serviço e foi se informar na carreta. “Vim pela manhã, peguei a senha e voltei agora à tarde para fazer o exame”, destaca. Com casos de morte pela doença na família, ela se preocupa em fazer acompanhamento anual. “Meus pais e um sobrinho morreram de câncer, então é preciso estar atenta”, revela.

SERVIÇO

Em Santo André, a carreta está estacionada na Rua Oratório, 1458, Parque das Nações (ao lado da Igreja Senhor do Bonfim). O serviço funciona das 9h às 20h – aos sábados, até às 13h – e é oferecido a mulheres entre 50 e 69 anos. Diariamente, são distribuídas 50 senhas, a partir das 8h, número que cai para 25 aos sábados. Não é preciso levar pedido médico. O resultado fica pronto em 48 horas e, caso haja alteração no laudo, a paciente é submetida à ultrassonografia e biópsia no próprio equipamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;