Memória Titulo Memória
Os votos de Feliz Natal da gente da Associação

Quando organizamos o livro dos 50 anos da Associação dos Funcionários Públicos...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Quando organizamos o livro dos 50 anos da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, em 2007, faltou uma foto como esta, dos funcionários do próprio clube reunido. Agora temos a imagem, tirada segunda-feira última, quando da festa de confraternização daqueles que levam o ideal da Associação adiante, reunindo o funcionalismo e seus amigos.

A foto foi possível graças à providência de Vittorio Stocco, vice-presidente da diretoria, e com o apoio do presidente Arthur Casari Neto.

Deixamos uma missão a mais à equipe de colaboradores da Associação: identificar todo esse povo retratado na arquibancada do conjunto aquático. E pendurar a foto, em pôster, nas dependências do clube. Assim se estará escrevendo um novo capítulo desta história que é fascinante.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo – Os 80 anos de James Bronw. A entrevista concedida pelo compositor Paulo Vanzolini em 1996. Um especial da BBC sobre as Copas do Mundo, com destaque para o Mundial de 1950, disputado no Brasil. Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio USP (FM 93,7) – Memória. Mais um programa da PRK-30. Este foi ao ar em São Paulo, em 1954. E o programa Curiosidades Musicais – transmitido pela Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, em 1938. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.

Everest FM, comunitária (87,5) – Programa Classe M. Produção e apresentação: Marco Antonio Paes. Hoje, das 13h às 16h30, para uma faixa geográfica situada entre Santo André, São Caetano e São Paulo. Ao vivo: www.everestfm.com.br .

Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Hoje: trombonista e bandleader Glenn Miller; amanhã: canções de Natal, interpretadas pelos grandes nomes da música norte-americana. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .

Rádio USP (FM 93,7) – USP Especiais. Um programa com musicas natalinas interpretadas pelos grandes nomes: Elvis Presley, Frank Sinatra, entre outros. E também um bate papo com Agnaldo Rayol. Produção e apresentação: Cido Tavares. Hoje, às 20h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Programa O Poder da Mensagem, com Hélio Ribeiro. Uma entrevista com Chico Anísio. Programa levado ao ar em outubro de 1976. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 21 de dezembro de 1983 - Ano 26, nº 5396

Manchete – Economia muda outra vez, os subsídios caem.

Urna Aberta – Participam da seção em defesa das eleições diretas: Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, vice-presidente cassado do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema e coordenador da CUT, Regional Grande ABC; e Adalberto Leão Bretas, diretor superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Água e Saneamento de Santo André).

Artigo (Ademir Medici) – Mais um exemplo positivo em prol das diretas: a unidade sindical

EM 21 DE DEZEMBRO DE...

1893 – Proposta a concessão de autonomia a oito núcleos coloniais paulistas, incluindo-se o de Ribeirão Pires.

1958 – Plebiscito em Utinga. População diz ‘não’ à tentativa de elevação do distrito a município, separando-se de Santo André.

1963 – Mauá e Ribeirão Pires desmembram-se da Comarca de Santo André.

1973 – Prefeitura de São Bernardo inaugura aterro sanitário na Estrada das Voltas, bairro Alvarenga. Até então o depósito de lixo ficava na Vila do Tanque.

HOJE

- Dia do Artista Profissional

- Dia do Atleta

SANTOS DO DIA

- André Dung

- Glicério

- Pedro Canísio

- Pedro Thi

- Temístocles

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

NERCIO DINIZ

(Pradópolis, SP, 29-3-1929 – São Caetano 19-12-2013)

Sr. Nercio veio ainda criança para São Caetano. Aqui vivia desde 1935. Estudou. Trabalhou. Constituiu uma linda família. Era pai de Nelson Célio Diniz, integrante ativo da Loja Fraterna União. Sr. Nercio partiu aos 84 anos. Está sepultado no Jardim da Colina, em São Bernardo.

HISTÓRIA ATINGIDA

Entre os túmulos dilapidados do Cemitério Municipal de Vila Euclides, em São Bernardo, está o da família Ceola, sepultura perpétua número 335.

O cemitério necessita de maior vigilância. Na nota oficial ontem expedida, a Prefeitura fala das dificuldades no aumento de grades e muros por ser o cemitério bem municipal tombado.

E quem falou em erguer os muros? Esta ideia parte da municipalidade e é das mais infelizes. Os muros que cercam o Cemitério de Vila Euclides têm toda uma história dos nossos antigos operários. Precisam ser mantidos como estão. Nada de novas fileiras de blocos, que descaracterizam de vez o patrimônio – a exemplo do que se fez em Santo André, no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção. Não sigam este mau exemplo.

Necessário se faz vigiar o Cemitério de Vila Euclides, de verdade. Criar uma política séria de segurança patrimonial. Instruir os vigilantes. Leva-los às reuniões do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. Mostrar a cada um da equipe o valor histórico deste cemitério centenário para a história das famílias e para a história da cidade e região.

SANTO ANDRÉ

Joana Maria de Jesus Costa, 99. Natural de Tanhaçu (BA). Dia 19. Cemitério São Pedro, Vila Alpina, Capital.

Agenor José da Silva, 86. Natural de Lajedo (PE). Dia 17. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Nelza Apparecida Pappadopoli Galã, 83. Natural do Espírito Santo do Pinhal (SP). Dia 19. Memorial Jardim Santo André.

Augusto Ramos Gomes, 82. Natural de Sertanópolis (PR). Dia 17. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

SÃO BERNARDO

Josefa Silva de Almeida, 77. Natural de Sapé (PE). Dia 18. Cemitério de Vila Euclides.

SÃO CAETANO

Onofre Rosa Alves, 83. Natural de Andradas (MG). Dia 16. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

DIADEMA

Eliana Cristina dos Santos, 48. Natural de São José do Rio Preto (SP). Dia 16. Cemitério Municipal.

Elci Ramos Cordeiro, 44. Natural de Caravelas (BA). Dia 17. Vale da Paz.

MAUÁ

José Arcinio, 83. Natural de Ponte Nova (MG). Dia 19. Vale dos Pinheirais.

Isabete Francisca Morales, 66. Natural de Tuparetana (PE). Dia 17. Cemitério São Pedro, Vila Alpina.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;