Diarinho Titulo Diapausa
Insetos também repousam
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
29/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Os insetos passam por processo semelhante à hibernação, chamado diapausa. Param de se desenvolver, entrando em repouso para sobreviver a condições desfavoráveis do clima. Acontece em todos os estágios da vida do pequeno animal (ovinhos, larva, pupa e adulto).

Mas, diferentemente do que ocorre com os mamíferos, a duração varia de acordo com a temperatura do ambiente. Em invernos mais rigorosos, por exemplo, pode demorar semanas; entretanto, se não for muito intenso, a diapausa pode levar apenas horas.

Há espécies, porém, que possuem outras táticas para fugir do frio. É o caso da borboleta-monarca que costuma migrar todos os anos da América do Norte para o México, onde faz mais calor. Milhões delas (isso mesmo!), em geral, ficam por lá entre outubro e março, quando voltam ao local de origem.

O curioso é saber como insetos, aparentemente tão delicados, percorrem milhares de quilômetros. Na realidade, as borboletas não voam o tempo todo, pois não teriam energia para isso. Sobem bem alto e deixam o vento levá-las.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;