Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como surgiu o computador?
Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
29/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O computador de uso pessoal - como o de casa e da escola - foi criado na década de 1970. Até aquela época, existiam apenas equipamentos usados em empresas para armazenar informações. Eram tão grandes que alguns ocupavam três andares de um prédio.

Então, um grupo da Califórnia, nos Estados Unidos, pensou em mudar as características do aparelho para permitir que pessoas comuns o tivessem. Faziam parte dessa turma os engenheiros da computação Steve Wozniak e Steve Jobs (que morreu em 2011), criadores da Apple, famosa empresa de informática que também inventou o iPhone e o iPad.

O Altair 8800 foi um dos primeiros modelos, desenvolvido em 1975. Em formato de caixa retangular, tinha botões que formavam sequências de códigos em um painel. Em 1976, surgiu o Apple I, feito de madeira. A caixa que abrigava o teclado precisava ser conectada a um monitor. Especialistas o consideram, de fato, o primeiro computador de uso pessoal. No ano seguinte fizeram o Apple II, mais parecido com as máquinas de hoje. Já tinha monitor e CPU (caixa em que as informações ficam armazenadas).

Aos poucos, os equipamentos evoluíram; deixaram de ter somente tela preta com códigos escritos em verde. Nos anos 1980, o monitor colorido foi criado. Na mesma década, a Apple lançou o Macintoshi, o primeiro com mouse.

Os computadores também ficaram cada vez menores, até aparecerem os notebooks e netbooks, que podem ser levados a qualquer lugar. E mesmo com tantas inovações (como os tablets), não deixarão de existir e continuarão evoluindo.

 

Saiba mais

A partir do desenvolvimento dos computadores pessoais, os norte-americanos Bill Gates e Paul Allen criaram a Microsoft, em 1975. É a maior empresa do mundo produtora de softwares, programas que fazem os aparelhos executar tarefas. Sem eles não seria possível elaborar trabalhos da escola na máquina.

 

Internet foi criada nos anos 1960

Já parou para pensar na sua vida sem internet? Muita gente acha que seria complicada demais e até um pouco chata. Mas não é assim. Seus pais, por exemplo, cresceram sem tê-la em casa e na escola.

A web é invenção recente. Surgiu nos anos 1960, durante a Guerra Fria - disputa política sem combate físico entre Estados Unidos e União Soviética (comandada pela Rússia e que não existe mais). O Departamento de Defesa norte-americano quis criar rede de comunicação que interligasse computadores de áreas militares e de centros de pesquisas. Desse modo, informações importantes estariam seguras nas máquinas e não seriam completamente perdidas em caso de catástrofes ou ataques. Conhecida como Arpanet, era acessada apenas pelo governo, militares e pesquisadores. A guerra acabou em 1989. Aos poucos, na década de 1990, a rede tornou-se mundial. No Brasil, começou a se popularizar somente nos anos 2000.

 

Fã de joguinhos de computador, Emily Cristina de Freitas Tavares, 9 anos, de São Caetano, quer saber quando o aparelho foi criado. Na opinião da menina, a invenção é muito útil ao homem. "Dá para fazer várias coisas e mais rapidamente do que antes. Sempre vão surgir novas tecnologias."

 

Consultoria de Almir Meira Alves, professor de Redes de Computadores da Fiap.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;