Diarinho Titulo Fique por Dentro
Será que o cometa Ison vai sobreviver?

O corpo celeste passará perto do Sol dia 28; ele está a cerca de 60 milhões de quilômetros da Terra.

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
03/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução


O Universo está prestes a testemunhar um dos maiores fenômenos do século. O cometa Ison deve se aproximar do Sol no dia 28. Vai atingir a distância de 1 milhão de quilômetros da superfície do astro. A notícia é ótima, mas os especialistas estão com medo de que o Ison – ele foi nomeado assim, pois foi descoberto em 2012 por astrônomos do observatório Ison, na Rússia – se desintegre, derreta (sublima).

Isso pode acontecer por causa do supercalor do Sol, que tem a capacidade de mudar seu estado físico. Ele passaria de matéria congelada (tipo bola de gelo) para o estado gasoso. Essa transformação chama-se sublimação. Mas, se o cometa continuar inteiro nós, da Terra, poderemos vê-lo a olho nu, em 26 de dezembro. Está todo mundo torcendo para que o cometa Ison sobreviva.

HÁ MUITAS DIFERENÇAS
O cometa é espécie de bola de gelo (formada pela junção de vários gases), que vaga pelo espaço. Já a estrela cadente é pedaço de asteroide (rocha espacial) que entra na atmosfera da Terra e se torna incandescente (como se fosse fogo), deixando risco no céu.

Com formato irregular, a maioria dos asteroides tem cerca de um quilômetro de diâmetro – mas alguns podem chegar a centenas deles. Quando o asteroide é pequeno é chamado de meteoroide. A maior parte tem o tamanho de grãos de areia. E esses são quase imperceptíveis: toneladas se dirigem à atmosfera da Terra todos os dias.

 

O retorno do cometa Halley - Quando falamos em cometa a primeira coisa que nos vem à cabeça é o nome Halley. E resgatar isso na memória não é por acaso. Halley é o cometa mais famoso que existe! (foto acima) Foi descoberto pelo astrônomo e matemático britânico Edmond Halley, em 1696.

Ele costuma ‘visitar’ a Terra a cada 75 ou 76 anos, quando atinge o ponto mais próximo do Sol. A distância é o suficiente para que não corra risco algum de derreter (sublimar), como pode acontecer com o Ison. Foi visto, pela última vez, em 1986. Naquele ano, o Halley ficou visível a olho nu da Terra por alguns dias. Ao se afastar do nosso planeta, o cometa seguiu seu caminho, ou sua órbita.

Segundo cálculos da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), o Halley está localizado hoje a 4,7 bilhões de quilômetros do Sol. Isso é quase 31 vezes a distância entre a Terra e o astro. A próxima passagem do cometa pela Terra deverá ocorrer em julho do ano de 2061.

Saiba mais...
> Cometa é espécie de ‘sobra’ do processo de formação do Sistema Solar.

> Todo cometa possui cauda quando está próximo do Sol. Existem dois tipos: uma formada por poeira e outra por gases.

> A palavra cometa é originária do latim, ‘cometes’, que vem do grego ‘kome’, que significa cabeleira da cabeça.

* Consultoria de Emerson Perez, educador do Planetário e Teatro Digital de Santo André, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;