Política Titulo Apoio
Vereadores deixam o PTB e vão para o Pros

Salgado e Bottura comunicam saída à direção da sigla em São Caetano; Rstom e Gersio acompanham

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
01/10/2013 | 07:43
Compartilhar notícia


Os vereadores de São Caetano Jorge Salgado e Paulo Bottura deixaram o PTB e assinaram ontem ficha de filiação ao recém-criado Pros (Partido Republicano da Ordem Social). A mudança pode acarretar no fim da representação petebista na Câmara, já que os outros dois parlamentares da sigla, Flávio Rstom e Gérsio Sartori, avaliam convite para seguir o caminho dos correligionários.

De acordo com Salgado, a mudança ocorreu por conta de divergências internas e do desgaste do PTB na cidade – o partido comandou São Caetano por três décadas ininterruptas. “A executiva estadual não quer olhar para São Caetano com bons olhos e precisamos caminhar para frente. Existem divergências dentro do PTB que não concordamos. Construímos uma grande família ao longo dos anos, mas decidimos caminhar junto da cidade com apoio unânime ao prefeito Paulo Pinheiro (PMDB)”, declarou o vereador.

A atitude de Bottura e Salgado indica que a tendência é que Rstom e Gérsio também migrem ao Pros. Em reunião ontem na Câmara de São Caetano, a dupla solicitou prazo até o dia 20 para se definir. “Eles receberam o convite e vão avaliar todas as possibilidades”, comentou Salgado.

A reivindicação de que um dos vereadores deveria comandar o partido foi atendida pelo Pros. “A presidência na cidade vai ficar comigo ou com o Paulo Bottura. Ainda vai ser definido”, disse Salgado.

A divergência com os comandos municipal e estadual do PTB foi exposta na semana passada, quando os quatro ameaçaram a saída. Porém, em reunião realizada na sexta-feira, os parlamentares se acertaram e Salgado saiu do encontro com garantia de legenda para disputar uma vaga na Câmara federal. O mandatário municipal, Altevir Anhê, e o ex-prefeito e secretário paulista de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), foram os responsáveis pela condução do diálogo. “Foi sugerido adotarmos postura de oposição na reunião. Nós não concordamos, queremos ajudar a melhorar São Caetano ao lado do prefeito Paulo Pinheiro”, afirmou Salgado.

Pinheiro e a ex-prefeiturável do PTB Regina Maura Zetone (sem partido) protagonizaram uma eleição recheada de acusações polêmicas e com clima tenso. As rusgas do atual prefeito ficaram concentradas na imagem de Regina e de Auricchio. O desentendimento teve início um ano antes do pleito, quando o peemedebista percebeu que não seria o candidato governista e trocou o PTB pelo PMDB.

NOVOS ALIADOS
Além dos petebistas, o Pros pode faturar mais três parlamentares. Severo Neto (PSB), Chico Bento (PP) e Eder Xavier (PCdoB) também têm convite para ingressar no novo partido. Assim como Rstom e Gérsio, os vereadores estiveram na reunião de ontem e analisam o convite.

O presidente estadual do Pros, o deputado federal Salvador Zimbaldi, de Campinas, foi quem fez os convites.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;