Palavra do Leitor Titulo Palavra do Leitor
Sobre as exaptações tecnológicas

O termo ‘exaptação’ na biologia refere-se a uma característica que se desenvolveu...

Por Do Diário do Grande ABC
06/09/2013 | 11:14
Compartilhar notícia


 Artigo

O termo ‘exaptação’ na biologia refere-se a uma característica que se desenvolveu em um animal para oferecer vantagem em particular e terminou sendo bastante útil para outra coisa. Exemplo são as penas, que surgiram para ajudar a regular a temperatura e que depois foram utilizadas para voar. Na tecnologia as exaptações são muito frequentes. A internet, por exemplo, era mecanismo de comunicação para testes nucleares e terminou sendo útil para outras atividades. Os smartphones também são exaptação porque são ótimos canais para pôr detonadores imediatos no caminho de pessoas motivadas, convertendo-se assim em ferramenta para impactar o comportamento das pessoas.
Para explicar melhor, falo primeiro sobre BJ Fogg, fundador do Standford Persuasive Technology Lab. BJ dedica-se a estudar o que causa o comportamento do ponto de vista tecnológico. Seu modelo diz que tudo começa com uma motivação. Depois vem a habilidade para fazer uma tarefa, isto é, se esta tarefa me parece fácil ou difícil.
No entanto, existe ainda um elemento que é muito importante: o detonador que dispara a ação.
Como facilitar as tarefas? Simplificando-as em relação ao tempo, dinheiro, esforço físico e mental etc, embora isso dependa do recurso mais escasso de cada pessoa para que a tarefa lhe pareça mais simples. Para que os detonadores tenham sucesso, eles devem exigir pequena ação. Depois que se faz uma cadeia de detonadores imediatos avançamos até ações mais complexas. Detonador imediato é o que permite que eu possa realizar a ação no mesmo momento.
Para BJ Fogg, o caminho do sucesso é colocar detonadores imediatos no caminho de gente motivada, e isso os smartphones nos permitem fazer por três motivos: nós os carregamos sempre, desenvolvemos relações emocionais com eles e porque servem para muitas coisas. E por isso são exaptação: não servem apenas para fazer uma ligação, embora tenham sido criados originalmente para isso, podem nos ajudar inclusive a adquirir bons hábitos. Se eu quiser correr uma maratona, baixo um aplicativo que me ajude a treinar. Começo aos poucos, saindo para correr 20 minutos e marcando o quanto corri. Meu smartphone me ajuda a manter o registro de como vou avançando, colocar alarmes para controlar o tempo etc.
Aos poucos, vou criando o hábito de correr, e terei mudado meu comportamento de sedentário para ativo. Criando um bom hábito, terei mudado também minha vida – com a ajuda, claro, de uma pequena exaptação.

Nicolás Jodal é CEO e cofundador de GeneXus International.

Palavra do leitor

Dias Toffoli
É notório que os bancos são as maiores casas de caridade que existem. Dias Toffoli tomou R$ 1,4 milhão a juros abaixo dos cobrados à época. Talvez houvesse linha de crédito especial para a turma do PT, afinal, essa gente é melhor que os outros, sempre. Com esse desconto ele vai deixar de pagar míseros R$ 600 mil, tudo isso em apertadíssimos 17 anos. Não precisa ser bom de conta para saber que o banco vai levar prejuízo. Ele tem seus vencimentos pagos pelo povo, que também é quem está pagando essa dívida. Se ainda não bastasse, sua excêlencia é relator de demandas do banco do qual tomou o empréstimo. Há coisas fáceis de serem resolvidas e, nesse caso, é só Toffoli mostrar quanto paga no carnezinho, declaração de renda e, principalmente, para quê serviu o dinheiro e quanto sobra no fim do mês. Pronto!
Nelson Mendes
São Bernardo

Guerra
Em março de 2003, os Estados Unidos, sob o comando de George W. Bush, invadiram o Iraque em decisão unilateral. Bush convenceu os aliados de que o país estava a desenvolver armas de destruição em massa, as armas químicas, e que Saddam era aliado da Al-Qaeda. Em dezembro de 2011, a invasão foi encerrada sem que os norte-americanos e os aliados tenham conseguido provar a existência de tais armas ou da relação perigosa entre Saddam e Bin Laden. Novamente os norte-americanos vão utilizar o argumento de armas químicas para justificar a invasão à Síria, que sofre com o governo ditatorial e cruel de Bashar Al-Assad. Sob o comando de Barack Obama, se enchem de cautela e querem dividir o ônus da guerra com o Congresso e os aliados. Obama é o comandante militar e poderia decidir sozinho, porém quer decidir junto. Decisão correta, porque quando pensamos juntos erramos menos.
Gecimar Evangelista
Mauá

Resposta
Em relação à carta da leitora Aparecida Martins (Iluminação, dia 2), a Prefeitura de Santo André informa que a causa da interrupção da iluminação foi o rompimento de cruzeta que sustentava o circuito de média-tensão que alimentava o transformador de iluminação pública. A ocorrência foi comunicada à AES Eletropaulo, que substituiu a peça dia 30, normalizando o circuito de iluminação. O reparo desse componente só pode ser executado pela AES Eletropaulo. Em relação ao problema de comunicação por parte do call center da iluminação pública, informamos que já instruímos a equipe para repassar aos munícipes a informação completa da ocorrência.
Prefeitura de Santo André

Grande demora
Entrei com ação de danos morais e materiais no Fórum de Pequenas Causas de Santo André. O veredicto foi favorável a mim. Após dois meses sem nenhuma notificação de pagamento, fui ao local verificar o que estava acontecendo. Para minha surpresa, demoraria no mínimo um ano para eu receber o valor, visto que não existem funcionários contratados para a execução de cálculo de ações indenizatórias, mesmo tendo sido solicitado ao órgão responsável há mais de dois anos, estando, portanto, todos os pagamentos indenizatórios atrasados. Como contribuinte acredito ser de direito ter todos os serviços que são de responsabilidade do governo atendidos. Como brasileira sei que a realidade é outra e o que eu sugiro é utópico. No entanto, o primeiro passo que devemos tomar é exigir e cobrar esses direitos que nos são lesados.
Carla de Brito
Santo André

Dilma nos EUA
Já que a presidente Dilma cancelou o envio da equipe que iria preparar sua visita a Washington, nos Estados Unidos, seria de bom-tom ela se lembrar da simplicidade do papa Francisco quando esteve no Brasil e não repetir os gastos que fez em Roma quando visitou o pontífice. Causou mal-estar saber que muitas pessoas pegaram carona na viagem, gastaram muito fazendo compras e abusaram do conforto, tudo do mais caro. Verdadeiras baratas, que quando caem no melado se lambuzam.
Izabel Avallone
Capital

Renan e Jader
Quando vejo foto de Renan Calheiros ao lado de Jader Barbalho dá até arrepio saber que ambos serão os principais articuladores do fim do voto secreto no Congresso. Não precisamos nem ser adivinhos para entender como será a tal costura, já que muitos deles têm processos nas costas.
Beatriz Campos
Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;