Economia Titulo Meios de pagamento
Cheques têm maior índice de devolução desde 2009

Endividamento dos consumidores contribui
para aumento da inadimplência

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
20/08/2013 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


As devoluções de cheques por insuficiência de fundos aumentaram em julho. Na média, a cada 1.000 folhas compensadas, 20,3 foram devolvidas pela segunda vez. Isso significa que 2,03% do total pertenciam a pessoas sem dinheiro em suas contas vinculadas ao meio de pagamento. Este é o maior índice de inadimplência para o sétimo mês desde 2009, quando o registro foi de 2,21%.

Esta não é a primeira vez no ano que ocorre esse fenômeno majorado. Em março, o percentual era de 2,36% – também o maior para aquele mês nos últimos quatro anos. Em abril, com 2,09%, o mesmo ocorreu.

As informações fazem parte da pesquisa Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. O estudo é desenvolvido pela empresa de banco de dados e proteção ao crédito Serasa Experian.

O economista Carlos Henrique de Almeida, da Serasa, acredita que uma das explicações para o resultado maior do que em anos anteriores é o consumidor estar muito endividado. “Ele acaba usando o cheque pré-datado para se financiar.” Desta maneira, vários acabam se enrolando para pagar.

A Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), também captou resultado semelhante. Em julho, a sua pesquisa de devolução de cheques pela segunda vez por falta de dinheiro em conta apontou índice de 1,99%. O percentual é maior do que no mesmo mês do ano anterior, 1,96%. Também superior a junho, quando o registro era de 1,96%.

O economista da empresa, Flávio Calife, disse que o resultado surpreende. “Está no caminho oposto da inadimplência em geral, que está em queda.” Ele também acredita que as compras parceladas em cheques podem ter contribuído.

A coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis da Fundação Santo André, Verenice Garcia, tem a mesma opinião. “O indivíduo acaba parcelando as dívidas no cheque. Isso ocorre se você considerar que as pessoas já estão com compromisso financeiro muito grande”, destacou.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;