Nacional Titulo
FAB apreende avião com 176 kg de pasta de cocaína em Rondônia
Da Agência Brasil
05/06/2009 | 21:03
Compartilhar notícia


O Comando da Aeronáutica informou, nesta sexta-feira, que aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) interceptaram, na última quarta-feira, em Rondônia, um avião monomotor que transportava 176 quilos de pasta base de cocaína para o Brasil. A aeronave interceptada provinha da Bolívia quando foi forçada a pousar em uma pista de terra, no município de Alta Floresta d'Oeste, depois de um tiro de aviso dado por um caça A-29.

"Como ela (a aeronave boliviana) não respondeu, em nenhum momento, às interrogações do nosso interceptador, chegamos ao ponto de fazer um tiro de aviso para que ela cumprisse as determinações da defesa aérea", explicou o brigadeiro Gérson Machado, comandante de Defesa Aeroespacial Brasileira.

Este foi o primeiro tiro de aviso disparado pela Aeronáutica após a promulgação da chamada Lei do Abate, em outubro de 2004. Ela permite a destruição de aeronaves que adentrem ilegalmente o espaço aéreo nacional para tráfico de entorpecentes, pessoas ou armamentos, após uma série de procedimentos preliminares obrigatórios. Segundo o brigadeiro Machado, a vigilância do espaço aéreo nacional ocorre "24 horas por dia, 365 dias por ano". A PF (Polícia Federal) informa à Aeronaútica as rotas presumíveis de tráfico.

A droga apreendida foi transportada por uma equipe da PF para Porto Velho, a capital do estado. Na madrugada de hoje, a PF capturou os dois pilotos bolivianos que conduziam a aeronave. Eles prestaram depoimento no posto policial da cidade de Pimenta Bueno, em Rondônia.

Um terceiro tripulante tem paradeiro desconhecido. Ainda não há informações sobre o destino no qual a droga seria entregue, caso não tivesse ocorrido a interceptação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;