Cultura & Lazer Titulo História
Pró-Memória e USCS produzirão acervo oral
Daniele Tavares
Especial para o Diário
06/08/2013 | 07:56
Compartilhar notícia



Um projeto entre a Fundação Pró-Memória de São Caetano e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) dá início ao processo para a criação de um histórico oral da cidade.

Lembranças da Cidade: Memórias e Histórias da Gente de São Caetano do Sul é o primeiro fruto do convênio entre as duas entidades e vai proporcionar à população o acesso a registros de histórias dos próprios moradores. "Nosso trabalho é montar um acervo de histórias. Faremos coletas de declarações de habitantes, pessoas que atuam aqui e participaram de eventos importantes. Qualquer tipo de história que retrate um pedacinho da cidade sob o olhar das pessoas é bem-vinda", diz Monica Iasrate, coordenadora da Pró-Memória.
Como lançamento do projeto, as empresas envolvidas vão oferecer a palestra 'Memória, Patrimônio e Cidadania: As Possibilidades da História Oral', ministrada pelo jornalista Ricardo Santhiago. O evento é aberto ao público e acontecerá no dia 15, às 14h, no Campus Centro da USCS (Rua Santo Antônio, 50).

No dia 26 e nos dias 2 e 9 de setembro, das 13h30 às 17h30, haverá a oficina 'Lembranças da Cidade', onde será realizada boa parte da produção do projeto. "O curso é aberto ao público, mas mais destinado às pessoas envolvidas na elaboração do trabalho. Será o momento que vamos desenvolver a metodologia que será usada. Em meio a tantas técnicas vamos escolher uma para que todo o acervo de entrevistas siga um modelo padrão", explica Mônica. As inscrições para a oficina podem ser feitas pelo telefone 4223-4780.
Para acompanhar o projeto acesse o site memoriasdoabc.uscs.edu.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;