Brickmann Titulo
É chato, mas é bom saber

O próximo passo do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-Amapá) é tentar retomar a iniciativa: deve divulgar o estudo de reforma

Carlos Brickmann
08/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O próximo passo do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-Amapá) é tentar retomar a iniciativa: deve divulgar o estudo de reforma administrativa que encomendou à Fundação Getulio Vargas e anunciar as primeiras medidas de racionalização administrativa nele baseadas. Anunciar, claro, significa apenas anunciar: fazer é outra coisa. Sarney anunciará a redução do número de funcionários do Senado, mas isso não é feito de uma vez: tem de ocorrer aos poucos. A redução do número de diretores pode ser mais rápida - basta vencer a resistência dos senadores que os indicaram e que não gostarão de vê-los afastados.
Sim, sim, ninguém mais aguenta ouvir falar nessas coisas; mas é preciso saber como andam, para evitar que sejam esquecidas, mantenham-se intactas e até cresçam. É preciso saber como é que os escândalos começam; a quem beneficiam as irregularidades (forma-se uma teia que envolve muitas pessoas e partidos); é preciso saber a quem interessa divulgá-las. Uma coisa é certa: ninguém é capaz de descobrir sozinho que uma neta da tia do sócio de determinado senador é funcionária fantasma. Alguém tem que denunciá-la à imprensa e provar o que diz.
E não se pode perder de vista as eleições governamentais e a presidencial que devem realizar-se em pouco mais de um ano. Esta é a chave para saber por que, de repente, vaza a informação de que alguém mandou a namorada a Paris por conta do Tesouro. Saber por que as coisas acontecem pode ser mais importante do que saber apenas que acontecem. Acompanhá-las é chato, mas é bom saber.

ENTÃO, TÁ 1
A história oficial é que Mangabeira Unger deixou o governo porque a Universidade Harvard, onde leciona, não quis estender sua licença. Alguém conhece uma universidade que impeça algum de seus professores de ser ministro?

ENTÃO, TÁ 2
Wady Jasmin, presidente da Santos-Brasil, empresa portuária de Daniel Dantas, disse que contratou o consultor Guilherme Martins, Guiga, apenas para agendar reuniões com políticos, como por exemplo o senador Antônio Carlos Magalhães. Alguém acha que o presidente da empresa de um grande banqueiro precisa de lobby para marcar reuniões com políticos - ainda mais com o senador Antônio Carlos Magalhães, que foi um dos grandes padrinhos de Daniel Dantas?

LULA LÁ
O presidente Lula recebeu, em Paris, o Prêmio Houphouet-Boigny, "por sua ação na busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social no mundo", nas palavras do ex-presidente português Mário Soares, membro do júri. O prêmio é outorgado pela Unesco e pela Fundação Houphouet-Boigny, cujo nome homenageia o presidente que governou a Costa do Marfim durante 33 anos e morreu no cargo (era reeleito de cinco em cinco anos, mas só na última eleição de que participou foi permitida a candidatura de oposicionistas). Vários ganhadores do Prêmio Houphouet-Boigny ganharam mais tarde o Nobel da Paz.

...E SEMPRE LÁ
Lula está hoje na Itália para reunião com líderes da Índia, China, México e África do Sul sobre os mais diversos assuntos: crise econômica, segurança alimentar, mudança climática, comércio internacional. Conversa também com os primeiros-ministros do Japão e da Suécia (hoje) e Austrália (amanhã). No fim de semana volta ao Brasil e prepara a visita ao Paraguai. Que vida mais agitada!

É O NOSSO DINHEIRO
Sabe Frank Aguiar, o "cachorrinho dos teclados", vice-prefeito de São Bernardo? Frank Aguiar nasceu no Piauí, e o governo piauiense doou R$ 1 milhão para um filme sobre sua vida. Frank Aguiar é do PTB, mas se aliou ao PT do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. O governador do Piauí, Wellington Dias, é do PT. O restante do dinheiro para o filme talvez venha da Lei Rouanet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;