Fecomercio-SP O otimismo dos empresários do comércio da cidade de São Paulo teve queda de 0,9% em abril, segundo pesquisa divulgada hoje pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SP).
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou queda de 121,8 para 120,6 pontos, em uma escala que varia de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Em março, o índice teve alta de 4%. No acumulado do ano, a alta é de 5,82%.
Por outro lado, a intenção de fazer novos investimentos teve a segunda alta consecutiva. O subíndice teve alta de 2,6%, especialmente nos itens sobre novos investimentos (alta de 3,1%) e novas contratações (2,9%). O indicador sobre o sentimento em relação ao estoque também foi otimista, mas 35,3% se disseram incomodados com a situação.
Os motivos apontados pela Fecomercio para a queda no otimismo são o crescimento das vendas abaixo do esperado e a persistência da inflação.
O subíndice que avalia a percepção dos empresários sobre a conjuntura atual está na área do pessimismo, abaixo dos 100 pontos. Em abril, ele caiu ainda mais, 1,8%, de 95,2 para 93,5 pontos, puxado pelo item que avalia a percepção sobre a própria empresa, 3,8%.
O subíndice que mede a expectativa sobre o futuro também teve queda, de 2,8%, caindo para 156,5 pontos.
O Icec é feito com 541 empresas no município de São Paulo e avalia a percepção dos empresários sobre a conjuntura econômica, o setor de atuação e sua empresa.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.