Internacional Titulo
Iraque rejeita reconciliação com Kuwait
Das Agências
28/03/2001 | 10:24
Compartilhar notícia


O Iraque rejeitou, durante a Cúpula de Amã que acabou nesta quarta-feira, o projeto de resolução referente a suas relações com o Kuwait e divulgará suas "reservas" sobre esse acordo.

O projeto de resolução reafirma a independência e soberania do Kuwait, a não-interferência em seus assuntos internos e a necessidade de que o Iraque respeite estes princípios.

Ao mesmo tempo, insiste que o Iraque aplique as resoluções do Conselho de Segurança da ONU relativas aos presos kuwaitianos e, por outra parte, reclama o cessar das sanções impostas ao Iraque.

Tal projeto de resolução foi aprovado por todos os países árabes, com exceção do Iraque, que protesta pela falta de "um compromisso por parte dos países árabes para que deixem para trás unilateralmente as sanções que afetam os iraquianos".

Abbdullah II e seu primeiro-ministro Ali Abu Ragheb reuniram-se durante toda a manhã com o vice-presidente iraquiano Ezzat Ibrahim e com os membros de sua delegação "em um último esforço para incentivar o Iraque a aceitar uma resolução sobre as relações entre o Kuwait e o Iraque", segundo um dos responsáveis.

O projeto pode ser adotado pela cúpula, mas não terá efeito algum se o Iraque não se unir a ele, já que a resolução visa regulamentar suas relações com o Kuwait", disse um responsável que pediu para não ser identificado.

A menos de que se produza uma mudança de atitude de última hora por parte do Iraque, a cúpula de Amã deve anunciar uma série de resoluções que obtiveram a unanimidade de todos os países árabes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;