Fechar
Publicidade
Publicado em quinta-feira, 6 de janeiro de 2000 às 17:19 Histórico

Malan e Machinea retomam diálogo sobre Mercosul

O ministro de Economia da Argentina, José Luis Machinea, faz nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, a sua `estréia' como representante oficial da Argentina diante do governo brasileiro. O novo responsável pela economia argentina vai se encontrar com o ministro Pedro Malan e com o presidente do Banco Central, Armínio Fraga. Altas fontes dos governos brasileiro e argentino disseram que a pauta do encontro - marcado para 11h30 no Rio de Janeiro - está aberta.

"A idéia é trocar as condiçoes de diálogo entre os dois países e aproveitar que existem dois grupos de economistas nos dois países que vêem a situaçao econômica de forma similar e que respeitam as suas diferenças", disse a fonte. Um dos aspectos a ser abordado é a harmonizaçao macroeconômica no Mercosul, tema que já fez parte de um dos últimos acordos assinados na reuniao do Conselho do Mercosul em Montevidéu, no início de dezembro.

De acordo com esse alto interlocutor, os dois grupos que respondem nesta quinta-feira pela economia do Brasil e da Argentina vao também começar a `construir consensos' para reduzir o `ruído' que se instalou nas relaçoes comerciais entre os dois países. Embora o regime automotivo e a disputa dos frangos nao estejam na pauta central do encontro, ele nao passarao incólumes no encontro dos ministros.

Machinea vem acompanhado dos secretários de Finanças, Daniel Marx, e de Defesa da Concorrência, Carlos Winograd. Além de secretário, com status de ministro, Winograd é um dos principais assessores econômicos e um dos que mais conhece a economia brasileira na Argentina, especialmente na área de política monetária e cambial.

Winograd foi aluno do ministro Malan e colega de Fraga na PUC-Rio, onde, nos últimos três anos, o economista argentino tem sido professor visitante. No encontro de sexta-feira, no Rio, a presença do Edward Amadeu, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, nao está descartada. Nao foi definido ainda se Malan e Machinea darao ou nao entrevista à imprensa. É possível que saia um comunicado conjunto.

Depois do encontro, à noite, Machinea vai para os Estados Unidos, onde manterá encontros com membros do Tesouro norte-americano e, provavelmente, com o presidente do Fed, Alan Greenspan. O ministro argentino vai reunir-se também com Stanley Fischer, vice-presidente do FMI, a quem deve pedir `waiver' (dispensa de cláusula por falta de cumprimento) da meta fiscal argentina no ano passado.

Crescimento - O ministro de Economia da Argentina, José Luis Machinea, que vai reunir-se nesta sexta-feira com o ministro Pedro Malan e com o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, no Rio de Janeiro, disse que a "recessao na Argentina acabou". Em entrevista concedida à imprensa quarta-feira em Buenos Aires, ele afirmou que o crescimento econômico do país este ano será de nao menos de 4%.

Machinea criticou todos os que se posicionaram contra o pacote fiscal e "nao entenderam outras medidas necessárias para a recuperaçao da Argentina e passaram despercebidas". Entre elas, o ministro citou o novo imposto aos proprietários de veículos que financiará o aumento salarial dos professores e a eliminaçao dos subsídios de promoçao industrial.

Quando um jornalista perguntou se (ele) estava em condiçoes de projetar, com a mesma facilidade que vem falando sobre as estatísticas, o momento em que a populaçao poderá sentir os efeitos desse crescimento, Machinea respondeu: "A única forma de gerar emprego é o crescimento." O ministro falou também sobre outros assunto, entre eles o Mercosul. Ele informou que estará no Brasil na sexta-feira com o ministro Malan e com Fraga para falar sobre o futuro do Mercosul.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC



Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista Notícias do dia 31 do 10 de 1999 Notícias do dia 31 do 10 de 2000 Notícias do dia 31 do 10 de 2001 Notícias do dia 31 do 10 de 2002 Notícias do dia 31 do 10 de 2003 Notícias do dia 31 do 10 de 2004 Notícias do dia 31 do 10 de 2005 Notícias do dia 31 do 10 de 2006 Notícias do dia 31 do 10 de 2007 Notícias do dia 31 do 10 de 2008 Notícias do dia 31 do 10 de 2009 Notícias do dia 31 do 10 de 2010 Notícias do dia 31 do 10 de 2011 Notícias do dia 31 do 10 de 2012 Notícias do dia 31 do 10 de 2013 Notícias do dia 31 do 10 de 2014 Trânsito Santo André Trânsito São Bernardo Trânsito São Caetano Trânsito Mauá Trânsito Diadema Trânsito Ribeirão Pires Trânsito Rio Grande da Serra Tags das notícias