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Astra ganha câmbio automático
Por Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
27/11/2001 | 19:35
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   A General Motors lançou a linha 2002 do Chevrolet Astra, com destaque para o modelo com transmissão automática AF20 para o motor 2.0 8V, que atende à crescente demanda por esse item de conforto no segmento de veículos compactos.

A linha é equipada com motores 2.0 de oito ou 16 válvulas, com exceção do Astra Álcool, que mantém o motor 1.8. O motor 2.0 8V ganhou potência – passou de 112 cv para 116 cv a 5,2 mil rpm.

O Astra Automático, equipado com a transmissão AF20, disponível nos modelos hatch e sedã, tem quatro velocidades e funções que proporcionam melhor desempenho.

A transmissão AF20 é equipada com módulo eletrônico de controle, que recebe os sinais de velocidade do veículo, posição do acelerador, posição da alavanca de marchas, rotações de entrada e saída da transmissão, acionamento da luz de freio e temperatura do óleo da transmissão. Além disso, seleciona a marcha ideal para cada condição e determina o momento ideal para a troca.

De acordo com a leitura das informações recebidas – como velocidade do veículo, posição do acelerador e da alavanca de marchas – o módulo de controle eletrônico da transmissão interpreta o estilo de dirigir do motorista e a inclinação da pista, e seleciona o programa de troca de marchas mais adequado para aquela situação.

O modo econômico é o normal de operação da transmissão AF20. Para motoristas que preferem uma condução mais esportiva, a alternativa é o modo esporte, que faz a troca de marchas em rotações mais elevadas.

No modo antipatinação, o módulo de controle eletrônico seleciona automaticamente a utilização da terceira marcha para saídas em terrenos de baixa aderência. Já a função Kick Down, toda vez que o acelerador for bruscamente pressionado até o fim de curso, faz com que o módulo de controle eletrônico selecione uma marcha mais curta – desde que não ultrapasse o limite de giro do motor naquela condição.

Um dispositivo chamado Lock-up, um conversor de torque que possui embreagem interna, realiza um acoplamento mecânico entre a transmissão e o motor em determinadas condições. O objetivo é diminuir a perda de energia no sistema e contribuir para economia no consumo de combustível.

A redução do esforço no pedal de freio, quando o veículo está parado, é uma das funções do Neutral Control, que faz a mudança de ‘D‘ para ‘N‘ automaticamente toda vez em que a velocidade do veículo estiver abaixo de 3 km/h.

Complementar à transmissão automática, disponível para a versão 2.0 de 8V, a linha Astra 2002 oferece o piloto automático – controle automático de velocidade.

Outra novidade da linha é o Pacote CD, que pode ser montado nas versões 2.0 8V ou 2.0 16V e contém, entre outros itens, ar-condicionado integrado frio e quente, sistema de alarme anti-furto com ultra-som, faróis de neblina no pára-choque dianteiro, regulagem elétrica de altura dos faróis e capas dos espelhos retrovisores.




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