Cultura & Lazer Titulo
‘Na Medida do Possível’ é opção no Municipal de Mauá
Por Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
21/05/2004 | 19:47
Compartilhar notícia


Eduardo Martini é Adamastor em Na Medida do Possível, comédia em cartaz neste sábado e domingo no Teatro Municipal de Mauá. Dirigida por Marcelo Saback, a peça reúne textos de Léo Jaime, Luiz Carlos Góes e João Batista. Quem é Adamastor? Um quarentão separado ou viúvo ou solteiro ou casado. Ou todos os quarentões. Explica-se: o espetáculo solo se divide em quatro quadros.

No primeiro, Coisinhas Pequenas (de Batista), Adamastor surge como um separado ansioso, desestruturado pela perda da mulher e saudoso das comodidades que a vida em comum traz. Em Virou Estrela (de Góes), Adamastor é viúvo – desesperado no velório da mulher, quer porque quer ser enterrado com ela num caixão de casal.

O Adamastor solteiro, que se sente incompreendido pelo mundo feminino – e, portanto, à margem dele –, está em O Julgamento Final (de Jaime). O Dia Seguinte (de Batista) apresenta o casado dominado pelo pânico endêmico de perder a mulher que sai cedo todo dia para trabalhar.

São quarentões presos a aspirações de uma geração anterior à deles e obrigados a conviver com um planeta diferente, no qual mulheres passaram a reivindicar iniciativas. A montagem defende a teoria segundo a qual vêm disso os questionamentos que eles se colocam e que geram crises pessoais.

“Na Medida do Possível fala sobre o homem criado para tomar certas decisões, mas que ficou sem saber o que fazer quando a mulher se antecipou, conquistou o mercado de trabalho. O homem criado para casar aos 26 anos, chegar aos 30 com dois filhos e comprar um sítio aos 35 agora se ajusta à nova realidade, às novas propostas de vida”, afirma Martini.

O quarentão, de acordo com Martini, “quer que a mulher entenda esse processo de adaptação”: “Apesar de não ter acompanhado a evolução da mulher, ele está alerta e não quer ser tachado de machista. Ele não é um bronco, mas tem de ser durão e ao mesmo tempo trocar fraldas, dividir tarefas domésticas. A sensibilidade não é exclusiva do universo feminino”. Assim, Adamastor pode se afirmar como uma representação de todos os quarentões.

Na Medida do Possível – Comédia. De Léo Jaime, Luiz Carlos Góes e João Batista. Direção de Marcelo Saback. Com Eduardo Martini. Neste sábado, às 21h, e domingo, às 19h. No Teatro Municipal de Mauá – r. Gabriel Marques, s/nº, Mauá. Tel.: 4555-0086. Ingr.: R$ 25.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;