Esportes Titulo
Fórmula 1 ganha mais um brasileiro neste sábado
Por Flavio Gomes
De Zeltweg para o Diário
15/07/2000 | 00:37
Compartilhar notícia


  O paulista Luciano Burti estréia neste sábado como o 23º piloto brasileiro a participar de um GP de Fórmula 1. No início da noite desta sexta, em Zeltweg, a Jaguar informou que Eddie Irvine nao irá disputar o GP da Austria, décima etapa do Mundial. O irlandês queixou-se de dores no abdômen depois dos treinos livres, foi examinado pelos médicos do autódromo e proibido de correr. Irvine embarcou à noite para a Inglaterra com suspeita de apendicite e poderá ser operado neste sábado.

Burti, 25 anos, é piloto de testes da Jaguar, funçao que passou a exercer no ano passado, quando a equipe ainda se chamava Stewart. Foi pego de surpresa pela desistência de Irvine, tanto que nem seu capacete estava na Austria - a equipe ia tentar enviar um da Inglaterra em tempo para os treinos deste sábado, que começam às 4h de Brasília.

"Na verdade, a equipe é que mantém toda minha documentaçao, capacete, macacao. Quando você está na F-1, já nao se preocupa mais com esse tipo de coisa. Foi talvez uma pequena falha da equipe nao pensar nisso, mas dá para entender, porque foi uma situaçao inesperada", falou o piloto.

"Tudo aconteceu de uma forma até engraçada. Eu estava aqui como em todo GP e de repente um membro da equipe veio me comunicar que o Irvine estava com problema de apendicite. No começo eu achei que nem pudesse haver troca de piloto, uma vez que o final de semana da corrida já tinha começado", continuou Burti. As regras, no entanto, permitem que uma equipe troque de piloto até momentos antes do treino de classificaçao por motivos de força maior, o que foi o caso com a crise de Irvine.

Burti, que começou tarde no automobilismo, tem no currículo três boas temporadas na Inglaterra. Foi campeao de F-Vauxhall em 1997, terceiro na F-3 em 1998 e vice da mesma categoria no ano passado. Nesta temporada, decidiu nao disputar campeonato nenhum, apostando no trabalho como piloto de testes.

Quando foi avisado de que ia correr, Luciano dirigiu-se imediatamente para o caminhao da equipe, para conversar com os engenheiros da Jaguar sobre o carro. "Talvez sábado eu vá estar um pouco nervoso, mas hoje estou tranqüilo. Tenho de tentar ser natural, encarar como um treino, já que guiei bastante neste ano em testes. A pressao nao vai ser grande, o que ajuda. Como nao treinei hoje (sexta), e é uma pista em que nunca andei antes, nao tenho a obrigaçao de fazer nada, de ter nenhum resultado. O que eu conseguir fazer de positivo já será o suficiente para mim."

Burti acha que fisicamente será difícil suportar as 71 voltas da corrida domingo, porque como piloto de testes ainda nao simulou um GP neste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;