Economia Titulo
Vendas do comércio crescem pelo segundo mês, diz IBGE
Do Diário OnLine
14/04/2010 | 10:40
Compartilhar notícia


As vendas no comércio do País cresceram 1,6% em fevereiro, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi a segunda elevação consecutiva do indicador. Em relação ao segundo mês de 2009, houve elevação de 12,3%. No acumulado do ano e dos últimos 12 meses, a expansão foi de 11,3% e 6%, respectivamente.

“O resultado positivo pelo segundo mês consecutivo expressa um crescimento mais consistente no ritmo de vendas”, avalia o IBGE.

A receita nominal das vendas do varejo teve acréscimo de 2,2% em fevereiro, em relação a janeiro. Na comparação anual, houve aceleração de 15,3%. No primeiro bimestre e em 12 meses, houve altas de 13,9% e de 10,5%.

Na análise por setor, oito das dez atividades analisadas tiveram aceleração entre janeiro e fevereiro: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,9%); tecidos, vestuário e calçados (3,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,0%); material de construção (2,8%); veículos e motos, partes e peças (2,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%); móveis e eletrodomésticos (1,2%); combustíveis e lubrificantes (1,0%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,8%); e livros, jornais, revistas e papelaria (-2,2%).

Sobre fevereiro de 2009, o resultado ficou positivo em todos os segmentos pesquisados pelo IBGE, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (11,5%); móveis e eletrodomésticos (22,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (15,5%); e tecidos, vestuário e calçados (11,8%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;