Fechar
Publicidade
Publicado em domingo, 3 de junho de 2012 às 14:37

Tocha olímpica passa pela Irlanda do Norte

A tocha olímpica iniciou neste domingo o período de cinco dias de revezamento pela Irlanda do Norte. O primeiro dia foi marcado pela forte emoção e sem sinais de problemas no território, com protestantes e católicos prometendo mostrar ao mundo o quão unida a comunidade se tornou depois de quatro décadas de conflito.

 

A polícia disse que implementou medidas extras de segurança para impedir que membros do IRA, um grupo paramilitar católico que defende a separação da Irlanda do Norte do Reino Unido, tentasse atrapalhar o evento. Mas a tocha circulou sem segurança incomum evidente.

 

Assim como durante as suas duas primeiras semanas em solo britânico, na Inglaterra e País de Gales, a multidão esteve livre para ficar ao lado do trajeto de carregamento da tocha, que na Irlanda do Norte passará por todas as regiões do país até quinta-feira.

 

A chama irá atravessar a fronteira com a Irlanda na quarta-feira e passará por Dublin, em uma demonstração da boa relação entre britânicos e irlandeses e também da cooperação entre os dois governos da ilha da Irlanda.

 

O revezamento da tocha neste domingo começou na zona das docas de Belfast, onde o Titanic foi construído há um século. Ela seguiu para Holywood, mais conhecida como a cidade natal do golfista Rory McIlroy, em seguida foi para o porto de Bangor, a principal cidade de um trecho da costa conhecida como Gold Coast por causa de sua riqueza.

 

O maior público, estimado em 4.000 pessoas, se reuniu em frente ao edifício do Parlamento da Irlanda do Norte. A tocha também passou pelo zoológico de Belfast e por algumas das principais paisagens do país. Além disso, a chamada foi carregada por cidades a leste de Belfast, que são predominantemente protestantes, sendo saudada pelos moradores.

 

Após passar pela Grécia, o revezamento da tocha olímpica começou no sudoeste da Inglaterra, com um percurso previsto de 12.875 quilômetros pela Grã-Bretanha, passando por Dublin, capital da Irlanda. O revezamento terminará apenas em 27 de julho, quando a chama chegará Estádio Olímpico de Londres para a cerimônia de abertura dos Jogos.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista