Internacional Titulo
Escândalo do Wikileaks chega às negociações do clima
Da AFP
06/12/2010 | 19:02
Compartilhar notícia


Os telegramas do governo dos Estados Unidos divulgados pelo site Wikileaks abalaram nesta segunda-feira as negociações sobre a mudança climática em Cancun (México), com a revelação de que os países ricos trabalharam juntos visando impor um acordo à Cúpula do Clima de 2009, em Copenhague.

Segundo o jornal britânico The Guardian, em telegrama americano revela um encontro entre o principal negociador dos EUA para a Mudança Climática, Jonathan Pershing, e a comissária europeia Connie Hedegaard.

Neste encontro, realizado no dia 11 de fevereiro, Hedegaard diz que a Aliança de Pequenas Ilhas pode ser "nosso melhor aliado para impor um acordo climático, devido as suas necessidades de financiamento".

"Isto não pode ser considerado uma negociação de mudança climática, e sim uma imposição", denunciou hoje Pablo Solon, negociador boliviano em Cancun, ao qualificar a pressão dos ricos de "ingerência e chantagem" da diplomacia americana.

"Acredito que é a administração americana que deve responder, basicamente, porque é a visão americana reportando - parcialmente - o que consideravam interessante nas conversações", respondeu a comissária europeia hoje sobre a suposta chantagem contra os países mais expostos ao aquecimento global.

Representantes de 194 países tentam obter um acordo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa na Conferência do Clima promovida pelas Nações Unidas em Cancun, até o próximo dia 10 de dezembro.

A conferência anterior, em Copenhague, fracassou ao não obter um acordo vinculante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;