Fechar
Publicidade
Publicado em domingo, 3 de junho de 2012 às 07:00 Histórico

Um mundo melhor

Repare à sua volta. Tudo o que consumimos - do momento em que acordamos até a hora de dormir - vem da natureza; a água que a gente bebe e toma banho, os alimentos que ingere, a energia que mantém aparelhos ligados, e por aí vai. Só que, em geral, nem percebemos que todas as nossas ações provocam impactos no meio ambiente.

Hoje, a humanidade gasta 50% a mais dos recursos que a Terra é capaz de renovar. Pior: produz a mesma quantidade de resíduos. Se não mudarmos nosso comportamento logo, colocaremos a vida no planeta em perigo. Mas, calma! Somos capazes de encontrar as soluções para os problemas.

É por isso que de 13 a 22 de junho vai acontecer a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. Ouviu falar? Apelidada de Rio+20, a iniciativa reunirá governantes, cientistas, ONGs (Organizações Não Governamentais), famosos, empresários, jornalistas e gente comum para discutir o futuro que queremos para o mundo.

"As pessoas sempre se preocupam após os acontecimentos ruins. Falam que a culpa é só do governo. Todos têm de se conscientizar. Se mudarem as atitudes dá para salvar a Terra", diz Acauan Ricardo Figueiredo, 10 anos, do Grupo Fênix de Educação, em São Caetano.

Incentivados pela professora, os alunos da Escola Estadual Oito de Abril, de Santo André, cumpriram o desafio de descobrir a importância da super-reunião. Após pesquisa, a turma se surpreendeu com os assuntos que serão tratados lá. Giovanna Pereira Campelo, 11, separa o lixo reciclável e toma banho rapidinho. No entanto, após conhecer a Rio+20 e a situação do planeta, acredita que precisa fazer mais. E você?

 

Rio+20 acontece 20 anos após Eco-92

A Rio+20 não é a primeira conferência (reunião para falar sobre algo importante e do interesse de todos) para discutir o comportamento do homem em relação à natureza e o que acontecerá no futuro. Na realidade, é chamada assim porque acontece 20 anos após outro evento histórico: a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Rio-92 ou Eco-92.

Realizada no Rio de Janeiro, foi a maior iniciativa feita até então para debater o crescimento da economia e da sociedade sem destruir os recursos naturais. Despertou a atenção de muita gente, que antes nem se preocupava com o assunto. A partir do superencontro foram criados documentos, como a Agenda 21, plano sobre como países devem agir para solucionar problemas sociais e ambientais, e a Carta da Terra, com princípios para construir um planeta melhor, justo e pacífico.Na Rio+20 espera-se avaliar o que já foi feito e realizar nova discussão para saber o que devemos melhorar.

O que é sustentabilidade?

Mas, afinal, o que é a tal sustentabilidade de que os adultos tanto falam? Desenvolvimento sustentável é aquele que garante acesso aos recursos naturais da Terra de maneira igual a todos os habitantes e sem impedir o mesmo às futuras gerações. É como se o mundo fosse um quarto e cada um tivesse de se esforçar para deixá-lo sempre arrumado.

Parece fácil, certo? Mas não é. A maneira como a maior parte da humanidade se comporta não tem ajudado a atingir o objetivo. Se consumíssemos em exagero como os países mais ricos, seriam necessários três planetas para dar conta.

É por isso que, hoje, discute-se a economia verde. Significa modo de produzir todas as coisas – desde alimentos e energia até brinquedos, roupas, casas, carros – causando menos impactos negativos no meio ambiente. Também tem o desafio de gerar ganhos e, ao mesmo tempo, acabar com a pobreza, possibilitando que todos tenham o mesmo padrão de vida.

 



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC



Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista Notícias do dia 1 do 11 de 1999 Notícias do dia 1 do 11 de 2000 Notícias do dia 1 do 11 de 2001 Notícias do dia 1 do 11 de 2002 Notícias do dia 1 do 11 de 2003 Notícias do dia 1 do 11 de 2004 Notícias do dia 1 do 11 de 2005 Notícias do dia 1 do 11 de 2006 Notícias do dia 1 do 11 de 2007 Notícias do dia 1 do 11 de 2008 Notícias do dia 1 do 11 de 2009 Notícias do dia 1 do 11 de 2010 Notícias do dia 1 do 11 de 2011 Notícias do dia 1 do 11 de 2012 Notícias do dia 1 do 11 de 2013 Notícias do dia 1 do 11 de 2014 Trânsito Santo André Trânsito São Bernardo Trânsito São Caetano Trânsito Mauá Trânsito Diadema Trânsito Ribeirão Pires Trânsito Rio Grande da Serra Tags das notícias