Setecidades Titulo
Natal atrasa coleta de lixo em Sto. André
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
30/12/2010 | 07:58
Compartilhar notícia
Denis Maciel /DGABC


As festas de fim de ano atrasaram o cronograma de coleta de lixo em Santo André, o que causou transtornos aos andreenses.

Moradores de bairros como Valparaíso e vilas Floresta e Scarpelli não veem caminhão de coleta há oito dias. O problema se repetirá no Ano-Novo, mesmo sendo "um dos períodos de grande volume de resíduos", segundo o próprio Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Dono de um restaurante na Rua Ibiacema, na Vila Floresta, Manoel Dias, 63 anos, já ouve reclamações dos clientes por conta do cheiro forte exalado pelo lixo acumulado. "Guardo os sacos em um tambor grande e tampo, para dar uma segurada no cheiro. Como hoje (ontem) era dia do caminhão passar, coloquei o lixo ontem à noite para fora." O pequeno restaurante junta cerca de dois sacos grandes de lixo por dia. "Liguei para a Prefeitura, mas eles me disseram que estava tudo normal."

Do outro lado da rua, a dona de uma loja de artigos para artesanatos Maria Inês Aranha teve outra resposta quando entrou em contato com a Semasa. "Eles disseram que não trabalharam no sábado porque era Natal e ontem (terça) porque estavam com problemas técnicos." A coleta em Santo André está programada para ocorrer três vezes por semana para úmidos e uma vez para secos.

O Semasa informou que como não houve coleta no dia 25 ocorreu acúmulo de resíduos, o que afetou a operação em alguns bairros. "É importante ressaltar que o serviço já está normalizado em toda a cidade", afirmou a nota do órgão.

A equipe do Diário esteve em várias vias da cidade e flagrou montes de sacos de lixo na porta de inúmeras casas.

O cenário era o mesmo nas ruas Gonçalves Crespo e Adolfo Laves, no bairro Valparaíso, e na Rua Muritiba, na Vila Scarpelli.

Na Rua Piracaia. enquanto o dono de um mercadinho reclamava da falta de coleta de lixo há quatro dias, um caminhão de coleta da Semasa subia a rua. "Como não trabalhamos no sábado houve muito lixoacumulado. As equipes diurnas da segunda-feira não deram conta de recolher todo o lixo acumulado no horário e as outras foram atrasando, por conta da grande quantidade ", explicou um dos coletores. "Se for o mesmo esquema no Réveillon, vai acumular todo o lixo de novo", arriscou um outro funcionário da coleta.

O Semasa confirmou o palpite: em nota, o órgão informou dia 1º de janeiro também não haverá coleta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;