Política Titulo
Câmara do ABC quer reuniões com secretários
Por Do Diário do Grande ABC
06/03/2001 | 00:09
Compartilhar notícia


  Os representantes da Câmara Regional do ABC traçaram nesta segunda-feira as diretrizes a serem tomadas em 2001 pelos grupos de trabalho. Foram discutidos temas para futuros encontros com os secretários estaduais de Ciência e Tecnologia, Transportes, Recursos Hídricos e Fazenda. As datas das reuniões com os representantes do governo ainda não foram definidas.

Os eixos temáticos, que discutem os problemas da região, deverão analisar as prioridades da Câmara até o próximo encontro da executiva, que deve acontecer no dia 19 de março.

Na próxima reunião os membros de cada grupo de discussão poderão ainda trazer sugestões de temas que mereçam a criação de novos grupos específicos. Os novos temas poderão passar a fazer parte do planejamento da Câmara ainda neste ano.

O prefeito de Rio Grande da Serra e coordenador da Câmara Regional, Ramon Velasquez (PT), e a prefeita de Ribeirão Pires, Maria Inês Soares (PT), participaram da reunião, além de representantes do governo do Estado e das outras cidades do Grande ABC.

Para Ramon Velasquez, o encontro cumpriu o objetivo de retomada dos trabalhos. “Até a próxima reunião haverá tempo suficiente para que cada grupo específico trace suas prioridades”, disse.

O prefeito mostrou-se preocupado com as áreas de mananciais de Rio Grande da Serra e região. “Sobrevoei a região hoje para analisar a situação de ocupação de mananciais e pude constatar o baixo nível das águas. Isso é preocupante. Precisamos buscar junto ao governo do Estado uma melhora na qualidade das águas”, disse.

“Com a criação e o levantamento de novas propostas de trabalho, além de uma análise maior dos temas que já estão sendo discutidos, teremos uma visão mais ampla dos resultados alcançados pela Câmara Regional”, disse Maria Inês.

Entre os acordos vigentes que poderão ser analisados e definidos como prioridades estão o projeto de melhorias e modernização para os trens urbanos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a futura transformação em um sistema de metrô de superfície.

As obras de contenção das margens do rio Tamanduateí, como parte de um programa de combate às enchentes, além da construção de reservatórios para contenção de águas são outros acordos definidos como prioridades.

Da mesma forma a construção do coletor tronco, a busca de soluções para o problema da segurança pública e movimentos sociais como o Criança Prioridade 1 também poderão ser considerados como prioritários pelos grupos de trabalho.

Participou também do encontro a assessora especial do governo do estado, Maria Helena Berlinck, que transmitiu à executiva da Câmara as diretrizes do Programa Jovem Cidadão. O projeto tem como objetivo oferecer aos estudantes de nível médio a oportunidade de estágio e aprendizado no trabalho.

A representante do governo falou sobre a possibilidade de acordo e adesão das prefeituras para a divulgação do programa, visando aumentar a oferta de vagas para os jovens. “A procura de vagas é grande na região. Esperamos contar com a colaboração das prefeituras para aumentar a oferta”, disse Maria Helena.

Colaborou Aurea Gil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;