Cultura & Lazer Titulo
Diários de viagem de um rei belga
Por Adriana Feder
Especial para o Diário
19/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O Museu de Arte Brasileira da Faap abre hoje a exposição "Diários de Viagem: Fotografias do Rei Leopoldo III no Brasil", que apresenta 62 imagens realizadas por Leopoldo III nas quatro viagens feitas ao Brasil nos anos 1960, fotos do rei belga feitas por seus companheiros das várias expedições e mapas indicativos dos trajetos das viagens.

Entre as fotos há registros importantes de diversas etnias, cenários de cidades brasileiras e paisagens amazônicas. Os registros pertencem ao Fundo Leopoldo III de Exploração e Proteção à Natureza, com sede no Museu de Ciências Naturais de Bruxelas.

Em 1964, percorreu em dois meses e meio o Mato Grosso e a Amazônia, grande parte do tempo com os irmãos Villas Bôas, participando das expedições que travaram os primeiros contatos com os índios txicão. Os diários de viagem do rei foram publicados em 2004 e muitas das fotografias estão intimamente relacionadas àquelas anotações.

Depois da abdicação, dedicou-se a viajar pelo mundo em expedições de caráter científico acompanhado de etnólogos, antropólogos, zoólogos e botânicos.

O Rei Leopoldo III (1901-1983) foi o quarto rei dos belgas. Sucedeu seu pai, o Rei Alberto I, em 1934, e abdicou em favor de seu filho, coroado em 1951 Rei Balduíno I. Seu interesse pela fotografia teve início em seu 11° aniversário, quando ganhou de presente da mãe, a Rainha Elisabeth - também fotógrafa -, uma câmera Kodak Bull's Eye. Com esse equipamento registrou suas primeiras viagens ao Exterior.

Diários de Viagem: Fotografias do Rei Leopoldo III no Brasil - Exposição. No Museu de Arte Brasileira da Faap - Rua Alagoas, 903, São Paulo. Tel.: 3662-7198. Hoje, às 10h. De terça a sexta, das 10h às 20h e sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Entrada franca. Até 18 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;