Fechar
Publicidade

Nacional

Publicado em quarta-feira, 18 de março de 2009 às 16:10 Histórico

Páscoa pelo mundo

A Páscoa é comemorada de maneiras diferentes ao redor do mundo. No Brasil, por exemplo, o costume é presentear com ovos de chocolate, mas muitos outros povos mantêm tradições diferentes para celebrarem a data.

Na Bélgica e na França os sinos das igrejas não são tocados entre a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa como sinal de respeito.

Neste mesmo período, na Índia, os hindus realizam o Festival Holi parar lembrar do deus Krishna. As celebrações são feitas com dança, músicas e comidas especiais.

Nos Estados Unidos a tradição da Páscoa é esconder pela casa ovos cozidos e decorados com pinturas para que as crianças encontrem. Algumas cidades realizam a "caça aos ovos" em praça pública.

Na Bulgária os ovos são pintados em família após a missa da "Quinta-feira Santa", os pães pascais são produzidos e os alimentos são abençoados. Eles também realizam uma competição em que cada família tenta quebrar o ovo do outro, e acreditam que aquele que fica com o ovo inteiro no fim da competição terá muita sorte ao longo do ano.

Fantasiadas de bruxas, as crianças suecas visitam seus vizinhos na "Quinta-feira Santa" ou na véspera da Páscoa para deixarem cartões decorados e ganharem em troca doces ou dinheiro, como acontece na festa do Halloween nos Estados Unidos.

Já os chineses comemoram no período da Páscoa o "Ching Ming". Eles visitam os túmulos de seus ancestrais e levam oferendas para satisfazê-los.

Na Rússia a tradição também é presentear com ovos coloridos. A diferença é que, ao dar o ovo, a pessoa diz Kkristos Vosgrés - que quer dizer Cristo ressuscitou, e quem recebe responde Voistinu Vosgres, que significa ressuscitou realmente.

Já na Espanha, assim como no Brasil, o costume é malhar ou queimar o boneco que representa Judas no "Sábado de Aleluia".



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC