Internacional Titulo
EUA vao receber 20 mil refugiados do Kosovo
Do Diário do Grande ABC
04/04/1999 | 18:20
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos planejam receber cerca de 20 mil refugiados kosovares de origem albanesa, pelo menos temporariamente, informaram altos funcionários neste domingo.

A secretária de Estado Madeleine Albright confirmou que os Estados Unidos concordaram em dividir a responsabilidade de abrigar os refugiados com outros países europeus e que aceitarao um ``significativo' número deles.

Os europeus ``se comprometeram em receber 100 mil e os Estados Unidos também receberao um número proporcional para dividir a carga', disse Albright, falando à NBC.

Albright nao quis dar um número específico, mas o Senador republicano Arlen Specter, falando neste domingo à cadeia Fox, disse que altos funcionários mencionaram a cifra de 20.000 refugiados.

Europa - Refugiados kosovares começarao a ser levados de aviao da Macedônia para outros países europeus na tarde deste domingo, anunciou o governo macedônio. ``As primeiras evacuaçoes começarao às seis da tarde (13h00 de Brasília)', declarou a vice-primeira-ministra Radmila Kiprijanova à imprensa.

``A Turquia está disposta a permitir a entrada de 20.000 refugiados em seu território, a Alemanha de outros 10.000 e Noruega de 6.000, e esperamos que outros países nos confirmem que farao a mesma coisa', precisou Kiprijanova. ``O Ira também nos ofereceu ajuda'.

O Canadá também estaria disposto a receber 5.000 refugiados de Kosovo, dentro de uma ajuda ``temporária', indicou neste domingo um responsável federal, que pediu para nao ser identificado.

A vice-primeira-ministra macedônia, por sua vez, precisou que o aeroporto de Skopje permanecerá aberto as 24 horas do dia para possibilitar os traslados, enquanto que vários países europeus, como a Grécia, Bulgária e Croácia colocarao avioes à disposiçao das autoridades macedônias.

A Alemanha, o maior país da UE, aceitou 350 mil refugiados dessa guerra - mais que todos os países da UE juntos - e gastou bilhoes de marcos para mantê-los.

Cerca de 100 mil nao voltaram para seu país de origem. Atualmente, mais de 35 mil refugiados de etnia albanesa de Kosovo vêm buscando refúgio na Alemanha desde que começou a guerra naquela província, há mais de um ano. Outros países nao se pronunciaram sobre o assunto, mas a Suécia e a Gra-Bretanha estao estudando a situaçao. A França continua em silêncio.

Alemanha, França e outras naçoes estao despachando toneladas de alimentos, tendas, remédios e outros tipos de ajuda humanitária para a Albânia e Macedônia, vizinhas de Kosovo.

Desde o início das operaçoes da Otan na Iugoslávia, a Macedônia registrou a entrada de 57.530 refugiados de Kosovo, enquanto que outros 50.000 esperam na fronteira, segundo os últimos dados de Skopje.

As autoridades temem que esta situaçao desestabilize o país, por isso advertiram ontem que nao permitirao a entrada de mais refugiados e reclamaram a ajuda internacional. No entanto, a subsecretária para populaçao e refugiados do departamento de Estado norte-americano, Julia Taft, declarou neste domingo que a Macedônia nao fechará suas fronteiras para os refugiados kosovares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;