Diarinho Titulo
Quais bichos são inteligentes?
Do Diário do Grande ABC
27/12/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


Há bichos com inteligência parecida com a dos humanos. Macaco, golfinho, porco, cachorro, papagaio e corvo são considerados capazes de se comunicar e solucionar problemas.

Chimpanzé e macaco-prego, por exemplo, têm a capacidade de utilizar ferramentas (pedras) para abrir cocos e sementes, e os corvos usam pedacinhos de madeira para pegar alimento escondido em buracos. Encontrar objetos escondidos e achar o caminho para casa também são habilidades das espécies mais espertas. Mas todos os animais têm a inteligência de que precisam para sobreviver e realizar suas tarefas.

Como é feita a vacina?

A vacina serve para estimular a produção de anticorpos (substâncias que protegem o corpo), combatendo vírus e bactérias que provocam doenças. Cada uma é feita com o micróbio que causa a doença a ser evitada.

No caso da que combate a gripe, por exemplo, o vírus pode ser injetado em ovos de galinha, que são colocados na incubadora para que o vírus se multiplique. Depois, os técnicos retiram o líquido formado, que passa por processos para perder o poder de causar doença, mas não a capacidade de estimular a produção de anticorpos. Após ajustes, está pronto para ser aplicado.

Por que a gente engasga?

 Pela boca entram ar e comida, mas cada um segue caminhos diferentes. O ar vai para a laringe (órgão que permite a passagem do ar para os pulmões), a comida vai para o esôfago (canal que leva alimento ou líquido até o estômago).

A gente engasga quando o alimento pega o caminho errado. Isso acontece por causa de uma falha na epiglote (pequena estrutura resistente e flexível que fica na entrada da laringe), que funciona como se fosse uma tampinha. Independentemente da nossa vontade, ela fecha quando comemos para que o alimento vá direto para o esôfago, e abre para que o ar passe pela laringe.

Os animais sonham?

Cientistas descobriram que alguns mamíferos e aves sonham porque, como os humanos, possuem o sono do tipo REM - Movimento Rápido dos Olhos, em português. Essa é a fase do sono profundo, na qual os sonhos acontecem. Os olhos, mesmo fechados, se movimentam, e o cérebro parece trabalhar como se estivéssemos acordados.

Em geral, os sonhos dos bichos estão relacionados com o que ocorre no dia a dia e podem ser influenciados pelo ambiente. É possível que os mais inteligentes, como macacos, tenham sonhos parecidos com os nossos.

Por que a gente sente medo?

 O medo é sentimento natural, que todo mundo tem. Funciona como sinal de alerta do corpo, que, em geral, aparece quando algo perigoso se aproxima. Isso é bom, quando não é exagerado; faz com que a gente se prepare pra lutar ou fugir.

Essa reação independe da vontade. Chega ao cérebro, que manda mensagem para o organismo, liberando substâncias químicas. O coração dispara, transpiramos, trememos e até podemos fazer xixi. Também ocorre com os bichos.

Por que há gêmeos iguais e diferentes?

 Há dois tipos de gêmeos: univitelinos e bivitelinos. No primeiro caso, os irmãos nascem com aparência idêntica, pois surgem da união de um mesmo óvulo (célula reprodutora feminina) com um espermatozoide (célula masculina). Por isso, são sempre do mesmo sexo.

Os bivitelinos são diferentes, originados da união de dois óvulos e dois espermatozoides. Nesse caso, pode nascer menino e menina. Os gêmeos nunca têm o mesmo comportamento e gosto; nem os univitelinos.

Por que sabonete faz espuma?

 A espuma é a união de minúsculas bolhas, que se formam quando entra ar na mistura de sabão e água. Elas flutuam porque o ar é mais leve que a água. Ocorre naturalmente quando sabonete, detergente, xampu são friccionados com água. Também é produzida artificialmente, quando, por exemplo, assopramos com canudo água e sabão. Independentemente da cor do produto, a espuma é branca porque é o resultado da mistura das sete cores que aparecem refletidas nas bolinhas.

Só existe mel de abelha?

 A abelha é a única produtora de mel. No entanto, há espécies que fabricam mais do que outras, variando de 1 kg a 60 kg por ano. Ela retira o néctar das flores que entra numa espécie de bolsa localizada no seu sistema digestivo. Lá é misturado a substâncias de seu organismo, transformando-se em mel. A abelha então o elimina, formando o favo (placa cheia de buraquinhos feita com a mistura de pólen e cera). O sabor varia de acordo com a planta da qual a abelha extrai o néctar.

Por que tem quem engorde e emagreça?

O corpo é como o carro. Para que funcione, precisa de combustível. No nosso caso, o alimento é que fornece a energia, chamada de caloria (quantidade de energia de cada alimento). É ela que abastece cada parte do organismo para que possa desenvolver sua função, como respirar, andar e sorrir. Em geral, emagrece quando come menos do que é necessário; engorda quem come mais do que precisa e sobram calorias que não foram gastas nas atividades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;