Memória Titulo
Não foi desta vez, Santo André: era 1979...

Há 30 anos, nesta data, o EC Santo André perdia a chance de alcançar o acesso à principal divisão do futebol profissional paulista: na terceira...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Há 30 anos, nesta data, o EC Santo André perdia a chance de alcançar o acesso à principal divisão do futebol profissional paulista: na terceira partida frente ao Marília, foi goleado por 4 a 1, em Bauru - perdera a primeira partida em Araraquara (0 a 2), vencendo a segunda no Parque Antarctica (2 a 1). A vitória em Bauru significou ao Marília permanecer na divisão de elite do Paulista - a disputa foi entre o terceiro colocado da Intermediária, o Santo André, e o penúltimo da Divisão Especial, o Marília.

O DIÁRIO enviou a Bauru uma equipe completa, rádio e jornal, entre os quais os repórteres-fotográficos João Colovatti e Reinaldo Martins. Antes do jogo foram fotografadas as duas equipes na pose clássica. Com a derrota andreense, as fotos permaneceram inéditas.

O acesso do Santo André no Paulista viria em 1981. Anos mais tarde, novas conquistas inesquecíveis, como o acesso ao Brasileirão e a conquista da Copa do Brasil. E é justo, hoje, relembrar a equipe de 1979, que deu a sua contribuição à caminhada crescente do Santo André na história.

O Santo André acaba de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. E somente o olhar na História para que as novas gerações compreendam que nada é fácil. O importante é ter a cabeça erguida e os pés no chão. A tristeza de 1979 passou com as conquistas seguintes; também passará a tristeza do 2009. E ficarão os ídolos de sempre: Da Silva, Bona, Fernandinho, Arnaldo e todos os demais.

FICHA TÉCNICA

Santo André 1, Marília 4.

COMPETIÇÃO: Divisão Intermediária.

DATA: 12-12-1979 (quarta-feira à noite).

ESTÁDIO: Alfredo de Castilho.

CIDADE: Bauru.

EC SANTO ANDRÉ: Milton, Zé Carlos Santista, Tito, Alemão e Roberto; Fernandinho, Arnaldo e Bona (depois Zezinho); Cunha, Da Silva e Reinaldo (depois Geraldo).

TÉCNICO: José Fescina.

MARÍLIA AC: Zecão, Valdir, Márcio, Rubão e Moura; Soni, Manguinha e Edson; Freitas (depois Ademir), Pedro Rodrigues e Claudinho.

TÉCNICO: Wilson Francisco Alves.

GOLS: Pedro Rodrigues (5' do 1º tempo), Zé Carlos Santista (42') e Alemão (contra, aos 46'); Edson (4' do 2º tempo) e Pedro Rodrigues (21').

ÁRBITRO: José de Assis Aragão.

EXPULSÕES: Da Silva e Zezinho, pelo Santo André; Márcio e Claudinho, pelo Marília.

RENDA: Cr$ 438.450,00.

PÚBLICO: 7.758 pagantes.

Fonte: Daniel Lima, Diário, 13-12-1979

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). "Memória". Especial sobre o cantor Frank Sinatra. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon am (740). "Quinta Avenida". Hoje: band Billy Eckstine; entre os cantores, Nat "King" Cole; amanhã: Frank Sinatra - parte 2. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

Eldorado AM (700). "Brasil em Todos os Tempos". O Natal pelo País: Natal, no Rio Grande do Norte, é a única cidade do mundo com esse nome. Belo Horizonte será daqui a alguns anos a capital brasileira do Natal. Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, cresce a cada ano na organização natalina. Em São Paulo, a SP Turismo promove caminha turística pelas ruas do centro enfeitadas para o Natal. Âncora e apresentador, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). "Memória". Especial sobre o radialista e compositor Ary Barroso. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). "Viagem no Tempo". Carlos César e Demônios da Garoa, "Bom dia, café" (composição de Victor Simon); Carlos Gonzaga, "Bat Masterson" (versão de Edson Borges); Bievenido Granda, "Egoísmo" (composição de Moisés Zouain), a pedido da ouvinte Marcília Nogueira, do Itaim Paulista. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

Pérola da Serra (87,5). "Reminiscências". Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

EM 12 DE DEZEMBRO DE...

1964 - São Caetano inaugura a Escola Estadual Professora Yolanda Ascêncio.

MUNICÍPIO PAULISTA

Ibirá, elevado a município em 12 de dezembro de 1921, quando se separa de São José do Rio Preto. O nome significa embira ou fibra.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 12 de dezembro de 1979

Manchete - Iraque assegura o fornecimento de petróleo ao Brasil; CNE ajusta política ao pacote; Maluf (governador de São Paulo) assina contratos de risco.

Grande ABC - Desta vez, enchentes paralisam até trens.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Repercussões da nova política cambial.

Acidente - Incêndio destrói indústria química no Bairro Cooperativa, em São Bernardo.

SANTOS DO DIA

Guadalupe (padroeira da América Latina), Amonária, Cury, Maxêncio, Sinério e Vicelino.

CAPITAL BRASILEIRA

Hoje é o aniversário de Belo Horizonte.

HOJE

Dia do Quênia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;