Palavra do Leitor Titulo Artigo
Previdência: capitalização e barbárie
Por Do Diário do Grande ABC
16/11/2018 | 12:05
Compartilhar notícia


Artigo

O irmão do atual presidente do Chile, José Piñera, assessor do ditador Augusto Pinochet, foi o responsável pela implantação do sistema previdenciário chileno, chamado de AFP (Administradoras de Fondos de Pensiones), em 1980.

Atualmente, as AFPs são controladas por empresas privadas dentro da lógica da capitalização.

Como funciona? Cada vez que os trabalhadores chegam ao décimo dia do mês, 10% do salário é compulsoriamente transferido como cota à AFP correspondente.

As empresas podem usar o dinheiro do trabalhador para realizar negócios, fazer investimentos etc. E para ter direito à aposentadoria as mulheres devem ter 60 anos e os homens, 65, além de contribuir com 10% da renda total por 20 anos.

Algumas consequências: a maioria dos trabalhadores passou a receber o que eles chamam de ‘minissalário mínimo’. Os idosos chilenos mal conseguem sobreviver, enquanto a economia tem crescido e favorecido os mais ricos. Criou-se legião de idosos pobres, recebendo menos do que o salário mínimo.

Com a Administradoras de Fondos de Pensiones os trabalhadores passaram a trabalhar mais para receber menos. As vantagens financeiras do sistema ficam com as empresas administradoras do dinheiro de cada trabalhador individual. Suculento negócio para as empresas e bancos.

A equipe do capitão presidente pretende acabar com o sistema de repartição e adotar o modelo de capitalização do Chile implantado pelo ditador Augusto Pinochet. Com isso, os jovens de hoje e que ainda não entraram no mercado de trabalho vão estar presos a esse sistema de capitalização.

Vão ser obrigados a tirar a ‘carteira verde e amarela’. Neste modelo, todos os encargos previdenciários que incidem sobre os salários, e que ajudam a bancar a Previdência de quem já se retirou do mercado de trabalho, deixarão de existir.

O exato objetivo do sistema de capitalização: reduzir o teto de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e reduzir os direitos das novas gerações.

O teto do INSS seria reduzido a três salários mínimos. Acima disso o trabalhador vai ter que procurar uma alternativa no mercado. Enfim, a Previdência será privatizada.

Essa proposta assustadora está na lógica do capitão presidente. Ele, além de ser admirador do ditador chileno, quer impor esse desastroso modelo ao povo brasileiro, principalmente aos mais pobres. A capitalização vai levar o País à barbárie.

Cido Faria é economista, pós-graduado pela Universidade de Uppsala, Suécia, e coordenador do Instituto Centro de Memória e Atualidades.

Palavra do leitor

Combustíveis
Lamentável a atuação dos proprietários de postos de combustíveis e seus representantes legais, sindicatos, associações e outras demais. Movidos pelo lucro acima de tudo, nos vendem ‘litro de 800 ml’, combustíveis adulterados, não repassam os descontos que ganham das refinarias, vendem o produto que está dentro dos estoques por preços novos, quando foram comprados por outros preços, mas na hora do aumento é só anunciar em qualquer lugar que a majoração é imediata. Os bens estabelecidos comerciantes são o exemplo claro do capital que explora o povo. Muitos dos que abastecem dependem do veículo abastecido para ganhar a vida e alimentar sua família. O governo, incapaz de fiscalizar, comporta-se como se não fosse com ele. As montadoras, por sua vez, com tanta tecnologia embarcada, não conseguem – ou não querem – marcador de combustível eficiente e prático que identificasse na hora o que está entrando no tanque e quanto.
Roberto Gomes da Silva
Santo André

De A a Z
A foto do inominável com o dedo em riste, na presença da juíza Gabriela Hardt (Política, ontem), mostra o que esse indivíduo é de A a Z. Não merece ficar trancafiado e a chave derretida?
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Calvário
Até quando vamos ter que aguentar o desrespeito aos doentes que dependem dos remédios na farmácia de alto custo do Hospital Mário Covas, em Santo André? Dia 14, cheguei às 13h. Peguei a senha às 15h30 e, finalmente, os remédios, às 18h40. Tudo isso com um calor infernal e sem lugar para sentar! Onde está a descentralização? A única coisa que recebemos são mentiras e mais mentiras! Responsáveis pelo Consórcio, que negocia a descentralização, o que os senhores já fizeram para melhorar a situação? Queremos uma posição, sem mentiras. Mês passado o ministério ‘criminoso’ da Saúde deixou faltar Tacrolimo. Sem explicação. Quantos mortes causou a falta de vários remédios? Não só de transplantados, mas, também, de pessoas com câncer?
Serge R. Vandevelde
São Bernardo

Até quando?
O que era para ser obra que faria o trânsito fluir melhor na Estrada dos Alvarenga, em São Bernardo, tornou-se tormento para quem lá passa diariamente ou habita. Sem previsão de término e com o silêncio do governo e vereadores, as obras paradas seguem causando problemas para pedestres, motoristas e trabalhadores do local, da poeira ao trânsito lento e tudo mais de ruim. Os prejuízos não atingem só os motoristas, mas os usuários dos ônibus, os comerciantes e os moradores, que vivem, diariamente, situação caótica e estressante. O problema só se agrava. Com o estreitamento de perímetros da avenida, para a execução e ‘conclusão’ das intermináveis obras, pedestres, ciclistas, motociclistas, ônibus, vans, carros e veículos pesados, como caminhões e carretas, passaram a disputar espaço em única faixa disponível para o tráfego de ida e vinda. O calçamento é quase inexistente na área e as poucas partes onde há acostamento foram transformadas em pista, já que motociclistas e até mesmo os ônibus estão circulando pelos locais. Além da dificuldade para trafegar na pista estreita e esburacada, o excesso de veículos é outro problema que tira o sossego da população. Não houve preparação da via para a execução dessa obra.
Luizinho Fernandes
São Bernardo

Chanceler
A esquerda raivosa está em polvorosa com a indicação do direitista Ernesto Araújo para ministro das Relações Exteriores. A raiva é ele ter se mostrado sempre a favor do presidente Trump, dos Estados Unidos (Política, ontem). Tivemos 16 anos de Marco Aurélio Garcia (comunista até debaixo d’água), Serra, Aloysio Nunes, hoje políticos, mas que tiveram seu papel na luta em favor da ditadura cubana e, por isso mesmo, em matéria de relações exteriores, descemos ladeira abaixo. Só temos uma certeza: é mais fácil um direitista extremo vir para o caminho do meio do que esquerdista extremo fazer o mesmo caminho. E, com certeza, o Brasil voltará a fazer seu papel no mundo, olhando para todos os povos e não apenas aqueles que convêm à esquerda.
Beatriz Campos
Capital

Prometeu? Cumpra!
São Caetano sediará, do dia 25 a 29, a 74ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos, com a presença do presidente eleito Jair Bolsonaro. Será fonte de conhecimento e crescimento para a nossa região. Só faltará uma coisa: que os políticos cumpram o que prometem. Espero que com a vinda do presidente à cidade a consciência pese e as pessoas se lembrem das promessas.
Fernando Zucatelli
São Caetano

Depoimento
Lula, sempre ele, querendo ser esperto. Mas se esquece que é ‘ficha suja’, está preso e, em geral, juízes e procuradores são ‘ficha limpa’ (Política, ontem). Disse que não sabia qual era o fundamento da acusação. Fala sério! O cara dizer que a mulher, morta, é que era a responsável pelas falcatruas nas obras – pagas por empreiteiras (não são serviçais os acusadores, são donos ou presidentes) – no sítio é mentira tipicamente de petistas. E, pior, acha que as evidências são miragens e que todos que não são petistas fanáticos são cegos. E agora, Lula, vai dizer o quê? Que a juíza persegue você e o PT, que quebrou o País e nos deixou legado de corrupção nunca antes visto no mundo? Lula, não dá mais para enganar ninguém. O fim da linha chegou. Merece cana dura. Aliás, merece nunca mais ser solto. Mentiu, enganou e não vai se dar bem. Você e a cumpanherada do PT.
Antônio José Gomes Marques
Rio de Janeiro 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;