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Energia limpa

Montadoras investem na produção de carros movidos por energia elétrica ou tecnologia híbrida

Nilton Valentim
do Diário do Grande ABC
09/11/2018 | 07:02
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André Henriques/DGABC


O futuro da mobilidade passa por carros movidos a energia elétrica ou equipados com motores híbridos. Essa é a aposta das fabricantes, tanto que os modelos com a chamada tecnologia limpa são as vedetes do 30º Salão Internacional do Automóvel, que abriu as portas ontem ao público e que vai até o dia 18, no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes.

Os veículos elétricos e híbridos dividem espaço com os superesportivos nos estandes das montadoras. E, na maior parte delas, são eles os destaques.

A GM mostrou o Bolt EV, modelo com compacto e que chegará ao Brasil no próximo ano, com preço estimado de R$ 175 mil. O carro, importado dos Estados Unidos, tem autonomia para rodar 380 quilômetros com as baterias plenamente carregadas. E com apenas 30 minutos de carga consegue percorrer 145 quilômetros.

“O futuro será autônomo. Está comprovado que 90% dos acidentes ocorrem por falha humana. Planejamos um trânsito com zero emissões, zero congestionamentos e zero acidentes”, estima o presidente da GM para o Mercosul, Carlos Zarlengo.

O Bolt tem sistema regenerativo dos freios, espelho retrovisor central por câmera, assistente de estacionamento com visão 360 graus, painel digital customizável, sistema de recarga de smartphone sem fio, assistente de permanência na faixa e de colisão frontal, entre outros itens.

Outra montadora que quer um espaço no setor de elétricos é a Renault. A francesa, que já comercializava o Zoe para empresas, agora também oferece o modelo para pessoa física. Os interessados em pagar R$ 149 mil pelo carro podem fazer a encomenda no site da marca.

O Zoe é produzido na França e possui autonomia superior a 300 quilômetros e precisa de uma hora e 40 minutos para chegar a 80% de sua carga total.

A japonesa Nissan oferece o Leaf. O hatch, que já vendeu 365 mil unidades em 51 países, agora tem pré-venda para o Brasil, Chile e Colômbia, pelo preço de R$ 178,4 mil, podendo ser encomendado pelo site da empresa.

Nissan Leaf usa motorização 100% elétrica e é e equipado com vários recursos tecnológicos e de conectividade, incluindo a tecnologia e-Pedal, que permite que o motorista dê a partida, acelere, desacelere e pare bastando apenas aumentar ou diminuir a força exercida sobre o pedal do acelerador. <EM><EM>Ele entrega 149 cavalos de potência e está disponível na área de test drive da Nissan e na área New Mobility do Salão do Automóvel de São Paulo.

O próximo objetivo das montadoras é fazer com que os preços se tornem mais atrativos. E isso está diretamente ligado ao programa de incentivos Rota 2030, que ontem foi aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente Michel Temer (MDB). Com ele, as empresas poderão investir em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Marcas premium também se eletrificam

A busca pela emissão zero também pode ser associada aos carros premium. Prova disso é que Audi, BMW, Mercedes-Benz e Lexus apostam e lançam produtos deste segmento.

A Audi anunciou para 2019 a chegada ao Brasil do e-tron, o primeiro modelo de produção em série totalmente elétrico da marca. Trata-se de SUV de grande porte, que tinha sido exibido pela primeira vez no mês de setembro, em São Francisco, nos Estados Unidos.

O utilitário, que no Salão de São Paulo foi apresentado pelo campeão mundial de surfe Gabriel Medina, é equipado com dois motores elétricos de emissões neutras de CO² e realmente silenciosos. Uma nova geração da tração quattro garante excelência em aderência e dinâmica. O sistema oferece regulagem contínua e variável da distribuição ideal de torque entre os dois eixos – dentro de uma fração de segundo.

O sistema de baterias fornece ao veículo autonomia para percorrer longas distâncias. Durante mais de 90% de todas as desacelerações, o e-tron recupera a energia exclusivamente por meio de seus motores elétricos.

A BMW, além de produzir carros, também investe na rede de locais para reabastecimento. A marca instalou pontos de recarga em 100 postos do País.

A Mercedes direciona suas pesquisas no segmento elétrico e anunciou o C200 EQ.  




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