Cena Política Titulo Cena Política
Prioridades regionais já ficam para Doria
Fabio Martins
08/11/2018 | 07:17
Compartilhar notícia


A lista de prioridades regionais – até pela complexidade das principais demandas, como a Cross (central de regulação de Saúde), início das obras da Linha 18-Bronze e reforma das estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) – não sairá do papel com Márcio França (PSB), governador de São Paulo até dezembro. Aliás, não houve avanço nos sete meses do socialista à frente do Palácio dos Bandeirantes. Somente a autorização do Estado para a descentralização da farmácia de alto custo, sobrecarregada no Hospital Mário Covas, era aguardada até o fim deste ano, mas também sem evolução, apesar da promessa. A expectativa é que o diálogo, conforme já destacado pelo vice-presidente do Consórcio Intermunicipal, Paulo Serra (PSDB), seja retomado com o governador eleito João Doria (PSDB). A entidade chegou a encaminhar termo de compromisso aos então candidatos na disputa paulista em relação ao projeto da Linha 18 do Metrô – destravar em até 12 meses após a posse no cargo. As cobranças são desde já.  

Saída de Rautenberg

 Mantendo a linha adotada há mais de um ano, o vereador Roberto Rautenberg (PRB), de Santo André, oficializou ontem a renovação por mais 100 dias o seu afastamento do mandato. O republicano formaliza licença desde agosto do ano passado sob a alegação de tratar de “interesses particulares”, sem remuneração. O novo período, portanto, vai vigorar de novembro até, a princípio, dia 9 de fevereiro de 2019. Mais bem votado no Grande ABC no pleito de 2016, ele exerceu apenas sete meses de seu segundo mandato. 

Em conversas

 Homem forte do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), nos primeiros 18 meses de governo tucano, o advogado Leandro Petrin tem sido sondado a retornar em breve ao primeiro escalão da administração. Ele já chegou a participar, recentemente, de reunião da cúpula política do Paço para tratativas sobre a reformulação no secretariado. Depois de deixar a função no Paço em junho para se dedicar a campanhas eleitorais, Petrin é cotado a assumir cargo com status de secretário, mas sem o engessamento de titular de Pasta. Seria assessor especial do prefeito, posto com exigência de bacharelado em Direito, criado na reforma aprovada no primeiro semestre. 

 Viagem a Brasília

 Ex-secretário de Obras de Mauá, Júnior Orosco (PDT) viajou para Brasília para participar de reunião da executiva nacional de seu partido, presidida por Carlos Lupi. Orosco se colocou como deputado federal eleito, embora seus votos não tenham sido computados por decisão da Justiça Eleitoral. Aliás, essa demora para análise do recurso contra sua condenação tem causado mal-estar em seu grupo político, porque a estimativa inicial era a de que em até duas semanas após o primeiro turno, ocorrido no dia 7, uma resposta seria dada.

 Nomeações

 Secretário de Transportes no governo de Mário Reali (PT) em Diadema, Ricardo Perez foi nomeado como assessor especial na Prefeitura de Mauá, sob administração de Atila Jacomussi (PSB). Ele ficará lotado na Secretaria de Governo, liderada por Israel Aleixo (PSB). Outra indicação que chamou a atenção é a de Márcio de Souza (PSB), atual chefe de Gabinete, para responder pelo expediente da Secretaria de Cultura e Juventude.

 Contrário

 O vereador oposicionista Marcelo Oliveira (PT), de Mauá, assegurou ter votado contrário à LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2019, encaminhada pelo prefeito Atila Jacomussi (PSB). O Diário mostrou que o Paço decidiu na peça enxugar em 10,5% os recursos para a área de Saúde. A medida ainda precisa ser apreciada em definitivo, o que tem que acontecer antes do recesso parlamentar. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;