Tecnologia Titulo Preservação
Fliperama, máquina de escrever: museu virtual preserva sons que estão desaparecendo

Conserve the Sound reúne mais de 100 sons que estão desaparecendo; cada item é representado por foto

Bianca Bellucci
Do 33Giga
07/11/2018 | 08:18
Compartilhar notícia


Telefone discado, máquina de escrever e até um mapa de papel sendo manuseado são alguns tipos de sons que estão se tornando menos frequentes na era digital. Com o intuito de preservar estes “barulhos” que fizeram parte do cotidiano de tanta gente ao redor do mundo, nasceu o site Conserve the Sound (Conserve o Som, em tradução livre), obra de dois alemães.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Em uma interface bem intuitiva, o Conserve the Sound reúne mais de 100 sons que estão desaparecendo. Cada item é representado por uma foto. Para conferir os barulhos que determinado produto costumava fazer, basta dar um toque na imagem. Lá, você confere também informações como década de lançamento e fabricante.

Além da pesquisa orgânica, é possível encontrar os objetos de outras duas formas: por meio da década ou pela categoria de produto. O Conserve the Sound tem itens desde 1910 até os anos 2000. Já entre os setores, estão: computador, câmera e automóveis.

O Conserve the Sound foi criado em 2013 pelos pesquisadores Daniel Chun e Jan Derksen. À época, os alemães reuniram os sons de itens antigos encontrados em museus e em seu próprio círculo de amigos. O site continua sendo alimentado – embora não com tanta frequência – e recebe mensalidades via Patreon. Está em alemão, mas é bem simples de usar.

Leia mais
Conheça o museu que reúne eletrônicos vintage que seriam jogados no lixo
Veja como eram as versões primitivas de alguns eletrônicos atuais
12 eletrônicos que os smartphones substituíram – para a maioria das pessoas

Além dos sons que podem ser esquecidos, alguns produtos também podem desaparecer. Tanto é que 15 eletrônicos dos anos 1990 já são desconhecidos por (quase) todas as crianças de hoje. Relembre:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;