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Agências estimam
alta de 50% nas vendas
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
24/10/2010 | 07:36
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O bom ano da economia brasileira deve garantir férias tranquilas para os agentes de viagens do Grande ABC. As empresas do setor estimam aumento de até 50% nos pacotes turísticos para o fim do ano. Para aproveitar o bom momento e evitar perder clientes que deixam o planejamento do passeio na última hora, as agências também ampliaram em 50% a oferta de produtos e garantem: os preços não sofreram alteração em relação ao ano passado.

"Pacotes para o Natal e Reveillon já tinham procura intensa em junho. Já estou vendendo viagens para o Carnaval. O preço do dólar, o valor do câmbio ajudaram a segurar preços e aumentar a demanda em 50%", conta Nanci Siqueira, dona de agência que leva seu nome em São Caetano.

Empresa que nasceu na região, a CVC aponta que a saída de pacotes no Grande ABC é sempre uma das melhores nas empresas da franquia em todo o Brasil. "Estimamos aumento de 20% a 25% na procura por pacotes na região em relação ao mesmo período do ano passado", aposta o gerente regional de vendas da operadora, Richard Zodra Andreazza.

Os pacotes mais procurados são os para o Nordeste - especialmente Porto Seguro e Natal - e, como destino internacional, Buenos Aires e Santiago. "Nova Iorque, Disney e Miami também têm tido demanda maior, por conta do preço do dólar", explica.

Apesar de a classe C, nova classe média, apresentar intenção de viajar, principalmente de avião, os agentes pontuam que a principal demanda deste período são famílias já habituadas a viajar nas festas de fim de ano. "São pessoas que antes viajam uma vez por ano e agora viajam duas, três. Que faziam viagens pelo País e que, agora, pensam em conhecer o Exterior", avalia Paulo Pimentel, gerente de marketing e produtos da Marsans Brasil.

Cruzeiros ganham posição de destaque na região

Com o dólar em baixa, a procura por cruzeiros ganha posição de destaque entre os pacotes mais disputados das agências da região.

"Isso tem sido grande surpresa, mas conseguimos no cruzeiro unir qualidade e preço, com a opção de todas as refeições inclusas no valor vendido já na agência para o cliente", diz o gerente regional de vendas, Richard Andreazza.

Com a demanda em alta, a costa brasileira também terá de abrigar mais navios neste ano e teve a temporada esticada em quase um mês. "Esse mercado está crescendo muito. O Brasil já é o quinto maior", atesta o gerente de marketing Paulo Pimentel.

Especialista dá dicas para evitar sustos com o pacote

Quem opta por fechar pacotes de viagens normalmente o faz para evitar dor de cabeça, no entanto, a diretora do Procon de Santo André, Ana Paula Satcheki, diz que antes de escolher o local do passeio e a empresa contratada é necessário pesquisa e paciência.

Entre as principais orientações, a diretora cita a necessidade de confirmar se o hotel escolhido é bem localizado e quais são os serviços oferecidos por ele, para evitar sustos. "Confiar na categoria de estrelas já não vale mais. É importante procurar sites, vídeos, e, se possível, ligar para confirmar", diz Ana Paula.

Para terminar, ela pontua que se a viagem for internacional é bom verificar se todas as taxas do passeio estão inclusas no valor do pacote e se não é necessário vacinas antes de embarcar.

 




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