Economia Titulo
Confiança do consumidor brasileiro atinge maior nível desde maio de 2008
Do Diário OnLine
23/10/2009 | 10:55
Compartilhar notícia


Após dois meses de acomodação, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) subiu 2,2% entre setembro e outubro, passando de 111,2 para 113,6 pontos. Segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas), trata-se do maior nível registrado desde maio de 2008, o que mostra um aumento na confiança da população na recuperação da economia brasileira.

O ISA (Índice da Situação Atual) avançou pele sexto mês consecutivo, passando de 115,2 para 121,7 pontos (alta de 5,6%). Já o IE (Índice de Expectativas), que mede o otimismo em relação aos meses seguintes, ficou praticamente estável, ao passar de 109,1 para 109,3 pontos.

Dentre os quesitos que compõem o ICC, a maior contribuição para o avanço de outubro decorreu da melhora na avaliação sobre a situação econômica local no momento. Na comparação com a edição anterior da pesquisa, a proporção dos que avaliam a situação atual como boa elevou-se de 13,0% para 17,9%; enquanto a dos que a julgam ruim caiu de 32,7% para 28,6%.

As expectativas com relação à evolução da situação econômica local nos seis meses seguintes também se tornaram mais favoráveis em outubro: a proporção de consumidores prevendo melhora elevou-se de 28,9% para 31,0%; a parcela projetando piora diminuiu de 12,5% para 10,2%. A despeito disso, a cautela do consumidor quanto aos gastos com duráveis constituiu-se em fator atenuante da elevação do ICC neste mês.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;