Questão de Emprego Titulo Questão de emprego
Negociação salarial e contraproposta
Por Vanessa Aguiar
gerente de recrutamento da Robert Half
24/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


1 – Como posso negociar melhor o salário durante o processo de seleção?

O ideal é que o assunto seja iniciado pela empresa contratante ou recrutador e não pelo candidato. Quando a iniciativa surge por parte do profissional pode passar a impressão de que ele só está preocupado com o salário e não com os desafios e oportunidades que a vaga pode oferecer. Normalmente, a pretensão salarial é questionada nos primeiros contatos. O mais indicado é ser transparente na resposta e já ter uma ideia dos valores praticados no mercado. Aconselho não ultrapassar 20% do salário atual, para não correr riscos de ser eliminado do processo seletivo.

2 – Existe momento certo de pedir aumento de salário?

O mais indicado é durante a avaliação de desempenho. Se a empresa que trabalha não tem um período definido de avaliação, peça uma conversa particular com seu gestor para obter feedback do seu trabalho e atuação. Caso o retorno seja positivo, vale introduzir o assunto nesse momento. Vá preparado para justificar por que você merece o aumento de salário. É importante ter em mente o contexto de negócios em que a empresa está inserida e também o momento de mercado, para que a abordagem seja assertiva.

3 – Recebi uma proposta de emprego que julguei ser melhor que o meu atual, mas quando pedi demissão recebi uma contraproposta inesperada. O que devo fazer?

Primeiro pense o seguinte: se aceitou a outra proposta porque a achou melhor que a do se emprego atual, por que pensa em desistir? Pensar apenas no salário não é um bom caminho para a mudança de emprego. Ao analisar uma proposta é importante levar em consideração outros fatores, como os desafios oferecidos, se é uma oportunidade que vai acrescentar na sua carreira, experiência e aprendizado. Antes de aceitar uma contraproposta reflita se um salário maior vai resolver os demais fatores que te levaram a procurar outro emprego, como falta de desafios, desmotivação, dificuldades com o gestor imediato etc. Outro ponto que vale ressaltar é que seu chefe pode perder a confiança em você e sempre suspeitar que você está procurando um novo emprego.

4 – Se eu aceitar a contraproposta da minha empresa e me arrepender, o que devo fazer?

Se já esgotou as possibilidades de ficar na empresa e está certo de que realmente não está feliz é o momento de buscar uma nova oportunidade no mercado. Foque no que realmente você deseja para a sua carreira e não aceite uma proposta de emprego sem avaliar todos os possíveis impactos da possível mudança.

5 – Comecei a trabalhar em uma empresa há pouco tempo, mas recebi outra proposta com salário maior que o atual. Qual é a melhor decisão nesse caso?

Como abordado anteriormente, a avaliação de uma proposta de trabalho não deve depender apenas do salário. É preciso analisar se essa outra oportunidade vai ao encontro de seus objetivos profissionais e pessoais, se trará oportunidades de aprender novas habilidades e se vai agregar à sua carreira. Se as respostas forem positivas, não vejo problema em aceitar a proposta, desde que seja franco com a empresa atual para não sair com uma relação ruim. É importante ter em mente, no entanto, que as empresas têm valorizado cada vez mais profissionais que tenham em suas trajetórias ciclos completos. Um ciclo profissional ideal envolve uma etapa de aprendizado, uma de desenvolvimento e outra de contribuição, deixando sua marca. Um bom profissional, além de conquistar novos conhecimentos, também está preocupado em fazer a diferença. É isso que as empresas buscam. Ter uma ou outra passagem curta na carreira, desde que justificada, não será um problema. É preciso somente ter cuidado para que a exceção não se torne uma regra.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;